Informações e Notícias de Parintins

Secretaria de Cultura e Economia Criativa abre inscrições para cursos de ‘Informática Avançada com NVDA’ e ‘Braille e Sorobã’

Matrículas serão realizadas nos dias 2 e dia 3 de janeiro, na Biblioteca Braille do Amazonas

Com objetivo de promover mais oportunidades a pessoas com deficiência visual, assim como conhecimentos sobre o sistema de escrita Braille, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa abre inscrições para os cursos de férias “Informática Avançada com NVDA” e “Braille e Sorobã”. As matrículas são gratuitas e acontecerão nos dias 2 e 3 de janeiro, na Biblioteca Braille do Amazonas (Bloco C do Sambódromo – avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro, zona centro-oeste), mesmo local onde os cursos serão ministrados.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, destaca a importância da iniciativa para a inclusão das pessoas com deficiência visual.

“Nossa intenção é promover mais acessibilidade e conhecimento, o que consequentemente gera mais inclusão”, afirma. “No curso de informática, por exemplo, os alunos receberão uma qualificação que lhes dará mais autonomia no dia a dia e também capacitação para o mercado de trabalho”, pontua.

O curso “Informática Avançada com NVDA” (sigla em inglês para Acesso-não visual ao ambiente de trabalho) será ministrado pelo professor Ricardo Souza e terá carga horária de 80h, com aulas de segunda a sexta-feira, no período de 6 de janeiro a 26 de fevereiro. Visa preparar pessoas com deficiência visual e baixa visão para interagir no meio educacional profissional, ter uma boa relação e convívio social, bem como ter segurança e garantia da sua autonomia.

O conteúdo abordará temas como “Introdução à ciência da computação”, “O NVDA em suas configurações avançadas”, “Acesso à internet por meio do leitor de tela NVDA”, “Envio e recebimento de e-mail com todos os complementos”, “Criação de mala direta”, “Criação de currículos e formatação de trabalhos acadêmicos”, “Visão geral do Excel”, “Criação de planilhas automáticas”, entre outros.

Já o curso “Braille e Sorobã” será voltado para alunos do curso de Pedagogia. Ministrado pelo professor Gilson Mauro, terá carga horária de 80h, e acontecerá de 13 de janeiro a 26 de fevereiro, com aulas de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h.

O conteúdo contará com “Grafia Braille para Língua Portuguesa”, “Grafia Braille para Matemática”, com métodos de escrita e leitura; e “Sorobã”, para a realização de cálculos matemáticos com ábaco japonês.

Serviço: Inscrições para os cursos ‘Informática Avançada com NVDA’ e ‘Braille e Sorobã’
Data/Hora: Dias 2 e 3 de janeiro de 2020, quinta e sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h
Local: Biblioteca Braille do Amazonas (Bloco C do Sambódromo – Av. Pedro Teixeira, 2565, Dom Pedro)
Valor: Gratuito
Informações: (92) 3622-0869

FOTO: Michael Dantas

Comentários
Loading...