Secretaria de Cultura e Economia Criativa inaugura unidade do Liceu Claudio Santoro no município de Envira

Serão oferecidas 432 vagas para cursos de Música, Dança e Teatro; as aulas começam no dia 5 de fevereiro

Seguindo uma das principais diretrizes traçadas pelo Governo do Amazonas para a pasta, que prioriza a identificação e desenvolvimento das potencialidades culturais dos municípios do interior, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa inaugura, no dia 31 de janeiro, uma unidade do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro em Envira, município distante 1.208 quilômetros de Manaus. O projeto, em parceria com a prefeitura do município, é realizado pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

O secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, destaca a importância de levar as atividades do Liceu para o município.

“Foi um desafio implantar o Liceu em Envira devido às dimensões do nosso estado, assim como às peculiaridades da logística. Mas está sendo uma conquista muito importante, pois vamos atender um público que não tinha tanto acesso a ações culturais e artísticas por conta da distância, do difícil acesso”, comenta. “Com certeza o retorno será positivo, vamos despertar o interesse da população local para as artes, descobrir novos talentos, motivando-os para serem multiplicadores culturais na região”, pontua.

Apolo destaca ainda que Envira faz parte do projeto de expansão das atividades do Liceu no interior do estado. “Este ano pretendemos inaugurar mais duas unidades, que atenderão outros polos, dando oportunidade para pessoas de outras regiões do estado”, observa.

Envira terá a segunda unidade do Liceu fora da capital amazonense – a primeira fica em Parintins – e ofertará cursos gratuitos nas áreas de Música, Dança e Teatro. Ao todo, serão oferecidas 432 vagas para os cursos de “Iniciação Teatral”, “Teatro para Crianças”, “Violão”, “Bateria”, “Teclado”, “Canto/Coral”, “Musicalização Infantil em Flauta Doce”, “Dança para Criança” e “Danças Brasileiras”.

A unidade funcionará no Centro de Eventos e Negócios Agropecuários (Cena), de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 14h às 18h; e aos sábados, de 8h até meio-dia.

Inscrições – As aulas do Liceu em Envira terão início no dia 5 de fevereiro, e as inscrições acontecem até a próxima quinta-feira (23/01), das 8h ao meio-dia e das 14h às 18h, no Centro de Formação em Multimeios Didáticos, localizado na rua 22 de Junho, nº 344-436, no Cena.

Para efetuar matrícula, o candidato deverá atender aos pré-requisitos (faixa etária) de cada curso e apresentar cópia dos seguintes documentos: RG ou Certidão de Nascimento, CPF, comprovante de residência (água ou energia), declaração escolar ou certificado, e uma foto 3X4. Menores de idade deverão estar acompanhados de um responsável legal, que também deverá apresentar cópia do RG e CPF.

Emprego e renda – A implantação do Liceu em Envira também contribui na geração de emprego e renda para moradores do município. O espaço ofertou dez vagas, sendo um Coordenador Geral, um Coordenador Pedagógico, cinco Instrutores, um Assistente de Coordenação Educativa, um Porteiro e um Auxiliar de Serviços Gerais, que compõem o corpo técnico da unidade. Os profissionais foram selecionados por meio de edital.

O diretor técnico-artístico do Liceu, maestro Davi Nunes, destaca que os instrutores receberão um treinamento para entender todos os procedimentos do Liceu.

“Técnicos de Manaus já estão em Envira fazendo um treinamento com os aprovados para explicar o que é e como funciona o Liceu, o processo de ensino, assim como as diretrizes da Secretaria”, conta. “Após o início das aulas, também haverá visitas dos coordenadores que acompanharão o andamento das aulas e desenvolvimento dos alunos”, pontua.

O projeto do Liceu de Envira tem como proponente a Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC) e conta com patrocínio da BIC da Amazônia S.A. e da Moto Honda da Amazônia.

Confira a relação de cursos:

Iniciação Teatral
Pré-requisito: a partir de 13 anos
Vagas: 50

Teatro para Crianças
Pré-requisito: crianças de 7 a 12 anos
Vagas: 50

Violão
Pré-requisito: a partir de 8 anos
Vagas: 60

Bateria
Pré-requisito: a partir de 8 anos
Vagas: 40

Teclado
Pré-requisito: a partir de 8 anos
Vagas: 32

Canto/Coral
Pré-requisito: a partir de 18 anos
Vagas: 60

Musicalização Infantil em Flauta Doce
Pré-requisito: a partir de 8 anos
Vagas: 40

Dança para Criança
Pré-requisito: crianças de 7 a 8 anos
Vagas: 50

Danças Brasileiras
Pré-requisito: a partir de 13 anos
Vagas: 50

FOTO: Michael Dantas

Comentários
Loading...