Secretaria de Saúde de Parintins não confirma caso de sarampo no município, até o momento

Secretaria de Saúde de Parintins não confirma caso de sarampo no município, até o momento
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Parintins por meio da Secretaria de Saúde e Coordenação de Vigilância em Saúde não confirma até a manhã desta sexta-feira, dia 27 de julho, casos de sarampo positivos no município.

A instituição teve aceso a publicação de matéria em nível estadual dando conta de casos em Parintins, Itacoatiara e Manacapuru e Manaus, porém afirma que não recebeu qualquer notificação oficial por parte da Fundação em Vigilância em SAÚDE do Estado e Laboratorio de Referência LACEN, órgãos responsáveis por informar casos confirmados da doença.

A coordenadora de Vigilância em Saúde de Parintins, Elaine Pires afirma que o município tem vários casos suspeitos e notificados a Fundação em Vigilância e Saúde do Estado que estão em investigação laboratorial, como determina o protocolo do Ministério da Saúde.

Elaine Pires destaca que o município de Parintins desde o mês de março tem realizado uma série de trabalhos de prevenção sarampo com a intensificação da vacinação e treinamento dos profissionais para o atendimento de casos suspeitos. “O prefeito Bi Garcia e o secretário Clerton Rodrigues determinaram total atenção em relação a esse tema que preocupa a todo Estado do Amazonas. Hoje temos um protocolo sendo adotado nos nossos dois hospitais para tratar de forma eficiente aos casos suspeitos e realizar a notificação as autoridades do Estado”, enumerou.

Todas as unidades de saúde em Parintins contam com a vacina tríplice viral que também protege contra o sarampo, enfatizando que a faixa etária prioritária é de 1 a 5 anos, segundo o Calendário Nacional de Vacinação.

Deixe um comentário