Parintins Notícias
Notícias de Parintins

Sejusc realiza abertura da campanha Setembro Amarelo com evento no Palácio Rio Negro

Campanha visa conscientizar a população sobre o suicídio

Com o tema “Acreditar sempre, desistir jamais”, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou, na manhã desta quarta-feira (1º/09), a abertura da campanha Setembro Amarelo, de combate e prevenção ao suicídio, com evento no Salão Rio Solimões, no Centro Cultural Palácio Rio Negro, na avenida Sete de Setembro, 1.546, Centro de Manaus.

Durante todo o mês de setembro, a Sejusc vai promover ações de conscientização, com eventos, palestras em escolas e centros socioeducativos, além de blitze educativas. A programação é coordenada pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos, por meio do Departamento de Promoção e Defesa dos Direitos.

Na abertura do evento, a secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, destacou que o amparo psicológico é uma das ferramentas essenciais na prevenção ao suicídio.

“Quando falamos de depressão, o que geralmente leva ao suicídio, temos que falar de amparo psicológico. Muitas pessoas não entendem o que se passa na mente dos que estão sofrendo. Às vezes alguém aparenta ter um casamento perfeito, um trabalho perfeito, mas ninguém sabe o que aquela pessoa realmente está passando”, afirmou a gestora.

O coordenador da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Ismael Ítalo de Oliveira, reforçou que o trabalho conjunto entre as secretarias é importante para o sucesso da campanha.

“É uma campanha que não nasce exatamente dentro da estrutura da saúde, mas sabemos que juntos temos um grande potencial para acolher essa demanda da população, proporcionar espaços de escuta, essa promoção de saúde mental às pessoas”, disse.

A solenidade também contou com a presença da gerente da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde, Efthimia Simões Haidos e da diretora administrativa do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Edslângela Rodrigues.

Performance – A abertura do evento também contou com performance artística do ator e diretor de arte, Fabrício Mendes. Intitulada “Escolhi ficar”, a performance retrata uma pessoa com depressão, os dilemas e problemas pertinentes à doença.

Agenda – Na sexta-feira (03/09), será realizada uma blitz do bem na Ponte Jornalista Phelippe Daou, popularmente conhecida como Ponte Rio Negro. Nos dias 8 e 9 de setembro, equipes da secretaria vão realizar palestras na Escola Estadual de Tempo Integral Elisa Bessa Freire e na Escola Estadual Maria Escola Estadual Maria Madalena Santana de Lima, ambas na zona leste de Manaus.

Nos dias 14, 15, 16, 17 e 23, os Centros Socioeducativos receberão palestras e rodas de conversa com psicólogas convidadas pela secretaria. No interior do Amazonas, os municípios de Parintins, Coari e Itacoatiara recebem ações educativas durante todo o mês.

FOTO: Denise Pêgo/Sejusc

você pode gostar também
Comentários
Loading...