Parintins Notícias

Parintins Notícias
Facebook
Twitter
WhatsApp

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) concluiu, em outubro, a formação de 17 novos brigadistas para apoiar o combate a focos de incêndio no município de Tapauá (a 449 quilômetros de Manaus). Os profissionais somam-se a outros 136 brigadistas formados com apoio da pasta, para reforçar a atuação em nove municípios prioritários, que concentram juntos cerca de 60% dos focos. 

A capacitação faz parte de um projeto, realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, com apoio da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e aporte financeiro da Rewild. Por meio da iniciativa, 153 brigadistas estão sendo contratados e remunerados para reforçar o apoio às prefeituras no combate a focos de queimadas no interior do Amazonas. 

Em Tapauá, os brigadistas passaram por cinco dias de treinamento, de 23 a 27 de outubro, ministrado com apoio de servidores do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). Durante a capacitação, eles aprenderam sobre teoria geral dos incêndios florestais, ações preventivas e de combate, equipamentos, além de técnicas de navegação, busca e resgate na selva, com aulas práticas e teóricas. 

“Esses brigadistas vão trabalhar em escala semanal, em forma de sobreaviso, ou seja, eles vão ficar à disposição da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para dar a primeira resposta a incêndios florestais, compondo uma brigada local capaz de dar pronta resposta a focos de queimadas no município”, disse o coordenador da capacitação, o subtenente do Corpo de Bombeiros e colaborador de Proteção e Vigilância da Sema, Fabrício Moraes.

Os 153 brigadistas selecionados irão atuar em municípios do Sul do estado, área que concentra o maior número de focos de calor. Além de Tapauá, os municípios contemplados são Apuí, Boca do Acre, Canutama, Humaitá, Lábrea, Maués, Manicoré e Novo Aripuanã. Nestes locais, os brigadistas já receberam novas capacitações em setembro.

Relacionados