Parintins Notícias

Parintins Notícias
Facebook
Twitter
WhatsApp

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e outras instituições, realizará ações educativas em alusão ao Mês da Amazônia. Essa programação especial acontecerá ao longo dos dias 19, 21 e 22 de setembro. As atividades ocorrem em homenagem ao Dia Mundial pela Limpeza das Águas (19/09), Dia Nacional da Árvore (21/09) e Dia Nacional de Defesa da Fauna (22/09).

Com o tema “Diálogos Ambientais: águas, árvores e fauna”, a programação prevê atividades educativas, que contam com palestras, visitas, trilhas e outros eventos, propondo a reflexão sobre as mudanças climáticas atuais, bem como ressaltar a relevância global do Bioma Amazônia. 

“O Mês da Amazônia objetiva relembrar, tanto a comunidade escolar quanto a sociedade em geral, que os elementos do Meio Ambiente não estão distantes, principalmente de nós, que residimos em uma cidade cercada pela maior floresta tropical. E lembrar também que os seres humanos estão ligados diretamente a estes”, disse a coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Sema, Maria Edilene Neri.

Além do Ipaam e Seduc, as atividades previstas na programação estão sendo desenvolvidas em parceria com outras instituições, como o Colégio Martha Falcão, a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), a Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed), a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), a empresa Águas de Manaus, o Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar (CPAmb/PMAM), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

“Com o evento, pretendemos também dar ênfase em problemas como a estiagem que estamos enfrentando, marcada pelo aumento da temperatura e, como resultado, do calor. Nesse contexto, enfatizamos a importância dos cuidados com as árvores, águas e fauna para enfrentarmos esses desafios, fazendo referência às datas comemorativas que tudo tem a ver com a Amazônia”, destaca o secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira.

Programação

A programação especial inicia no dia 19 de setembro, com um evento em alusão ao Dia Mundial pela Limpeza da Água, que acontecerá no Parque Municipal do Mindú. A ação tem como público alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Professores do Colégio Martha Falcão.

No dia 21 de setembro, acontece um evento em alusão ao Dia da Árvore no Bosque da Ciência do Inpa para alunos e professores do Colégio Martha Falcão. Além disso, no mesmo dia acontecerá uma roda de conversa com o tema ‘Prevenção e Combate às Queimadas e Desmatamento no Amazonas’ no Centro de Mídias de Educação do Amazonas – Cemeam. Também acontecerá a distribuição de mudas de guaraná, açaí, cacau, pupunha e café na sede da Sema.

O evento em alusão ao Dia da Defesa da Fauna acontece no dia 22 de setembro, em uma visita ao Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) e à OCA Dr. Adalberto Carim, onde também ocorre uma roda de conversa sobre a defesa da fauna amazônica. 

Relacionados