Parintins Notícias

Parintins Notícias
Facebook
Twitter
WhatsApp

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) realizou, na quarta-feira (13/12), a terceira Oficina de sabão com óleo de cozinha. A atividade foi promovida pelo Núcleo de Educação Ambiental (Nuedam), ministrada pela artesã Eliane Alves Cardoso.

Durante a oficina, servidores da Sema, comunitários da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uatumã, além de participantes externos, aprenderam o passo a passo de como produzir seu próprio sabão, a partir do óleo de cozinha descartado.

A atividade teve dois momentos. O primeiro foi orientação do descarte correto do óleo de cozinha, na qual a coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Sema, Maria Edilene Neri, explicou sobre a Semana de Conscientização da Reciclagem do Óleo Vegetal Comestível do Amazonas, regulamentada pelo Decreto Estadual n° 44.166, de 07 de julho de 2021.

“É importante disseminar informações sobre o descarte correto, juntando o máximo de óleo que conseguir e colocando em um recipiente com tampa, uma garrafa PET, por exemplo”, ressaltou.

O segundo momento foi a aula ministrada pela artesã Eliane Alves Cardoso, que ensinou o passo a passo de como fazer o sabão caseiro a partir do óleo de cozinha, apresentando os ingredientes necessários para a produção. Em seguida, a ministrante fez o produto com os participantes da oficina, e demonstrou como utilizá-lo.

O processo de transformação do óleo em sabão é conhecido como saponificação. A saponificação ocorre quando uma substância gordurosa, como o óleo de cozinha, reage com uma base forte, como a soda cáustica (hidróxido de sódio), resultando na formação de sabão.

Descarte correto

Desde junho deste ano, a Sema tornou-se um ponto de coleta de óleo de cozinha usado. As entregas podem ser realizadas, das 8h às 17h, na sede da secretaria, localizada na Avenida Mário Ypiranga, 3280, bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul de Manaus.

Relacionados