Parintins Notícias

Parintins Notícias
professor bilíngue para alunos indígenas
Foto: Rony Belchior
Facebook
Twitter
WhatsApp

A Secretaria Municipal de Educação de Parintins (SEMED), através da Coordenação da Educação Indígena, volta a oferecer, nas escolas da rede municipal, professor bilíngue para alunos indígenas. O objetivo do projeto é promover a manutenção da língua indígena materna falada pelos alunos nas aldeias.

De acordo com Elias Menezes, coordenador da Educação Indígena da SEMED, já são aproximadamente 100 alunos indígenas estudando somente nas escolas da cidade. “Muitos desses alunos vêm morar na cidade por inúmeras razões, então nosso projeto vem para incentivar o uso da nossa língua-mãe junto com o português ensinado em nossas escolas”, disse.

O projeto já conta com um professor bilíngue formalmente contratado pela Prefeitura de Parintins. O professor Leonardo Miquiles é da etnia Sateré-Mawé, é formado em Magistério Indígena pelo projeto Pirayawara em 2000, e é graduado em Pedagogia pela UEA desde 2014. Atualmente o professor atende 30 alunos na escola Mércia Coimbra.

“Eu tenho dito aos meus alunos que eles têm que ter orgulho de ser indígenas, bater no peito e dizer ‘eu sou indígena’, e não perder nossos costumes e nem deixar de falar a língua Sateré-Mawé, mesmo morando na cidade”, afirmou o professor.

Para atender à crescente demanda, um novo professor indígena bilíngue deve ser contratado para ampliar o atendimento aos alunos que estudam em outras escolas da cidade.

A prefeitura de Parintins possui atualmente cinco escolas indígenas, todas localizadas na zona rural do município, na região do Rio Uaicurapá, e atende um total aproximado de 400 alunos em toda a rede municipal de educação.

PMP

Relacionados