Parintins Notícias

Parintins Notícias
Diretor do ISI, Élvio Dutra
Diretor do ISI, Élvio Dutra
Facebook
Twitter
WhatsApp

Com uma programação aberta ao público até amanhã, 27, a 15ª edição do Mundo SENAI mostra um pouco do que realizam as escolas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em Manaus e nos municípios de Iranduba, Itacoatiara, Parintins e Barreirinha, esse último com o Barco-escola SENAI Samaúma II. O evento tem por finalidade promover a inovação e o desenvolvimento tecnológico, por meio de palestras, oficinas e workshop.

O Mundo SENAI continua hoje, 26, na capital, nas escolas SENAI Waldemiro Lustoza e Demóstenes Travessa. Amanhã, sexta-feira, será a vez dos municípios. A programação completa do evento pode ser acessada pelo site www.fieam.org.br/senai ou redes sociais Instagram e Facebook SENAI Amazonas.

“Abra portas para o presente e potencialize o seu futuro: Microeletrônica e o Mercado de trabalho”, palestra do diretor do Instituto SENAI de Inovação em Microeletrônica (ISI-ME), Élvio Carlos Dutra, abriu o evento no auditório Arivaldo Silveira Fontes, na Escola SENAI Antônio Simões.

Dutra apresentou o ISI e suas instalações, assim como os projetos desenvolvidos pela equipe do Instituto, e destacou a importância da capacitação dos futuros profissionais para ocupação de vagas de grande relevância à indústria local e demais postos de trabalho. Mostrou, ainda, o número de vagas disponíveis no instituto e que não são preenchidas por falta de capacitação.

“Já estive sentado aí nessas cadeiras, sonhando em ocupar o meu espaço, mas eu fui à luta, não fiquei parado, continuei estudando e hoje ocupo este lugar”, disse ele, usando do seu exemplo para motivar os participantes.

Para o jovem aprendiz na empresa Moto Honda, do curso de assistente administrativo do SENAI, Arthur Pereira, 16, a palestra o motivou ainda mais a continuar estudando. Comentou que não conhecia a área de atuação do ISI, e que o conhecimento recebido agregou para sua formação acadêmica.  

“Estudar no SENAI é uma experiência única, principalmente porque vim da periferia, sou de escola pública e tive a chance, por meio da empresa, de ingressar no SENAI. O SENAI é isso: onde nós vamos aprender e ser profissionais melhores”.

Para o diretor técnico do SENAI, Rafael Lobo, o Mundo SENAI é a oportunidade dada aos estudantes de escolas públicas e particulares, indústria e sociedade em geral, de conhecerem as estruturas e cursos oferecidos pelas escolas SENAI da capital e do interior. “Os cursos oferecidos pelo SENAI abrangem todas as áreas da indústria do Amazonas, então, a gente está formando pessoas para que estejam capacitadas a entrar no mercado de trabalho”, frisa o diretor.

Na ocasião, Lobo apresentou a plataforma de oportunidades de emprego do SENAI, o Contrate.me, em que o aluno pode se cadastrar, para vagas disponíveis em âmbito local e nacional, em empresas cadastradas no site. As empresas e indústrias do Polo Industrial de Manaus (PIM) também podem se cadastrar na plataforma e ofertar as suas vagas de emprego, de acordo com diretor. Além do Contrate-me, o SENAI também possui o site Futuro.digital que possui cursos gratuitos e pagos, profissionalizantes e de qualificação profissional, de forma online e presencial.

Diretor tecnico do SENAI Rafael Lobo
Diretor técnico do SENAI, Rafael Lobo

O ISI

O Instituto SENAI de Inovação do departamento regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é um dos 26 institutos, em 12 estados brasileiros. É um programa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que atende indústrias de todo o Brasil e do mundo. A área de Microeletrônica é exclusiva do SENAI Amazonas, com abrangência nacional. Sua implantação se dar por meio de financiamento do BNDES, executando em pesquisa, sob a demanda da indústria, em parceria com outros Institutos SENAI de Inovação.

O modelo de negócio do Instituto SENAI de Inovação em Microeletrônica atua no apoio ao desenvolvimento de startups até grandes empresas. As atividades de P&D&I se dão por meio de laboratórios, que são orientados a introduzir produtos de base tecnológica com sofisticação e novas funcionalidades.

A atuação do Instituto SENAI de Inovação em Microeletrônica abrange aspectos da eletrônica e biotecnologia, formando um novo pilar de desenvolvimento para o Amazonas. Os trabalhos em cooperação entre o Instituto e outras Instituições do Amazonas, como INPA, UFAM, IFAM e Universidade do Estado do Amazonas (UEA) são prioridades que visam ao desenvolvimento integrado e busca por soluções para o polo microeletrônico.

Relacionados