Servidoras da Seap participam de programação especial do ‘Outubro Rosa’

As servidoras da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) participaram, nesta terça-feira (27/10), de programação especial alusiva ao “Outubro Rosa” na nova sede da secretaria. O evento foi promovido pela Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário do Amazonas (CSSPAM) em parceria com o Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL).

Durante toda a manhã e início da tarde, as servidoras puderam participar de palestra interativa, com informações atualizadas sobre o câncer de colo do útero e o da mama, dinâmicas motivacionais, entrega de brindes, massoterapia, limpeza de pele e maquiagem, entre outras atividades.

A palestrante Gracimar Fecury, gerente de Enfermagem do Dona Lindu, reforçou a importância de fazer o exame de Papanicolau a cada seis meses, ou, pelo menos, uma vez ao ano. E ainda deixou o alerta de que os homens também podem ter o câncer de mama que, inclusive, teve um aumento de 25% nos últimos anos.

A coordenadora de Saúde da Seap, Alyne Botelho, felicitou as mulheres presentes pela interação no evento e festejou o resultado da parceria com o Instituto. “Nós estamos muito felizes com a grande parceria que alcançamos esse ano, pois pudemos realizar essas programações com qualidade e competência, tanto nas unidades prisionais femininas como aqui, na sede da secretaria, e, principalmente, conseguimos os exames preventivos para todas as mulheres da Seap”.

Prevenção – Segundo Alyne, o Instituto da Mulher Dona Lindu, além de disponibilizar exames preventivos para todas as mulheres do sistema prisional, incluindo servidoras e custodiadas, ainda estenderá a parceria para realização de exames de mamografia.

A coleta para o exame preventivo das servidoras acontecerá na próxima quinta-feira, dia 29, na sala de enfermagem da própria secretaria. Os exames com as apenadas já estão sendo realizados desde a semana passada.

O chefe de Gabinete da Secretaria Executiva Adjunta (Sexad) da Seap, major Paulo Barreto, agradeceu a cooperação e o apoio da equipe do Dona Lindu. “Quero aqui agradecer a senhora Rosiene Lobo, representando o Instituto da Mulher, por todo o apoio que, juntamente com sua equipe, prestou à Seap durante esse mês de outubro. Também agradeço e peço a todas as mulheres aqui presentes que se tornem multiplicadoras dessas informações, levando a outras mulheres”, finalizou.

Foto: Divulgação/Seap