Parintins Notícias
Notícias de Parintins

SES-AM intensifica rastreio do câncer de próstata em Parintins

Exames para detecção da doença serão realizados na Policlínica Pe. Vitório, neste sábado (20/11)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realiza, neste sábado (20/11), intensificação para detecção do câncer de próstata em Parintins (a 369 quilômetros da capital). A ação do Novembro Azul, em parceria com a prefeitura de Parintins, ocorrerá na Policlínica Municipal Pe. Vitório, a partir das 7h, contemplando 200 homens, entre 50 e 70 anos, que aguardam pelo procedimento no município.

“O Governo do Estado está intensificando as ações do Novembro Azul em Parintins. Estaremos lá, neste sábado, e vamos fazer o atendimento de cerca de 200 homens com várias atividades de saúde, incluindo o toque retal e o PSA. Esses exames são essenciais para descobrir se o homem está com câncer de próstata. É muito importante que você acabe com o preconceito, faça seu exame de próstata, porque isso pode salvar a sua vida”, afirmou o secretário de Estado de Saúde e urologista Anoar Samad.

Os pacientes que serão atendidos na policlínica, localizada na rua Agostinho Cunha, bairro Nossa Senhora de Nazaré, foram triados pela secretaria Municipal de Saúde e a intensificação irá reduzir a demanda reprimida pelos exames no município.

A SES-AM levará insumos necessários para realização dos exames, incluindo os testes de PSA, e equipe de profissionais de saúde para ação do programa Saúde Amazonas, formada pelos médicos urologistas Anoar Samad e Roberto Fleck e, também, pela secretária executiva adjunta de Políticas em Saúde da SES-AM, enfermeira Nayara Maksoud. Os atendimentos também serão realizados pelo urologista do município Alberto Figueiredo.

Os pacientes que tiverem o diagnóstico sugestivo para câncer de próstata terão o agendamento da biópsia, inserido no Sistema de Regulação (Sisreg), para realização do procedimento no Hospital Delphina Aziz, sendo garantido o atendimento do paciente, do diagnóstico ao tratamento do câncer de próstata, em toda a sua linha de cuidado.

A secretaria também promoverá os atendimentos em Tefé (a 523 quilômetros de Manaus), na quinta-feira (25/11), neste mês da campanha Novembro Azul, de sensibilização sobre a saúde do homem.

Capital – A SES-AM retorna, no dia 27 de novembro, com o segundo dia de realização de exames de toque e PSA na Carreta do Homem. Serão realizados 100 atendimentos de pacientes, no mesmo fluxo de trabalho adotado na primeira edição da Carreta do Homem, no dia 13 de novembro.

No primeiro dia da ação na Carreta do Homem foram contemplados 100 homens, que aguardavam pelos procedimentos no Sistema de Regulação, com os exames de rastreio do câncer. Desses, nove foram encaminhados ao Sisreg para biópsia de próstata.

FOTO: Rodrigo Santos/SES-AM

você pode gostar também
Comentários
Loading...