Parintins Notícias

Parintins Notícias
Sorveteria Cairu é tradicional em Belém do Pará
Sorveteria Cairu é tradicional em Belém do Pará
Facebook
Twitter
WhatsApp

Especial – Por Gerlean Brasil

As receitas e aromas com frutas tropicais da Amazônia, exclusivos do sorvete da Cairu, conquistaram a Itália, no Festival Mundial de Gelato. Uma das duas representantes do Brasil no evento em Roma, a sorveteria de Belém do Pará ficou na 32° posição com o sabor exótico carimbó, mistura de castanha com doce de cupuaçu. O chefe Armando Laiun ganhou o título de sorveteiro de ouro do País.

O festival internacional reuniu mais de cinco mil artesãos e a divulgação do ranking das melhores gelaterias ocorreu no início do mês de julho. Com 50 anos de mercado, eleita por nove anos consecutivos como a melhor do Brasil, a Cairu possui diversidade de ingredientes da região como o açaí, muruci, uxi, cupuaçu, tapioca, taperebá, araçá, bacaba, bacuri, castanha, manga e paraense.

O cardápio típico único de delícias peculiares já é tradicionalmente conhecido não só por turistas brasileiros como também por estrangeiros. São 13 lojas em Belém, uma delas na Estação das Docas, e duas no Rio de Janeiro inauguradas em 2020. A quem diga, quem prova pela primeira fica ‘viciado’ e sempre volta outras vezes para degustar ou ainda leva na bagagem em isopores.

Os sorvetes preparados artesanalmente têm uma textura cremosa e firme ao mesmo tempo. Um dos mais procurados é o de tapioca que, além dos flocos do derivado de mandioca, contém pedaços de coco e mini pedaços de goma. Já o carimbó consiste em uma massa do sorvete de castanha com geleia de cupuaçu e o paraense é uma mistura de tapioca com açaí.

Relacionados