Parintins Notícias

Com a presença de representantes de mais de mais de dez órgãos públicos de diferentes setores do Amazonas, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), via Departamento de Gestão de Pessoas (Degesp), concluiu, na tarde desta quinta-feira (20), o I Fórum de Discussão sobre os Programas de Preparação para Aposentadoria (PPA) nas Instituições Públicas.

“O fórum foi um importante passo para a valorização dos servidores públicos e a consolidação de políticas públicas que visam ao bem-estar e ao cuidado com aqueles que dedicaram suas vidas ao serviço em prol da sociedade. Esperamos com isso incentivar o aperfeiçoamento deste tipo de programa e, claro, incentivar os órgãos públicos que ainda não realizam esse tipo de preparo”, disse o conselheiro-presidente Érico Desterro.

O evento, que ocorreu nos dias 19 e 20 de julho, no auditório da Corte de Contas, contou com a participação de instituições como AmazonPrev, Câmara Municipal de Manaus (CMM), FunAti, Fundação Doutor Thomas, Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), ManausPrev, Marinha, Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Durante o evento os participantes buscaram disseminar a importância dos Programas de Preparação para Aposentadoria, que garantem direitos e assistência aos servidores. O evento proporcionou um momento de reflexão sobre a finalidade do PPA para os órgãos públicos e a sociedade como um todo, principalmente para os órgãos que ainda não contam com um programa específico para esse tema.

Dividida em dois dias, a programação do fórum contou com atividades como painéis temáticos, sendo o primeiro painel focado nas universidades e entidades educacionais, abordando a importância dessas instituições na preparação para a aposentadoria. O segundo painel concentrou-se nos órgãos públicos, discutindo estratégias e abordagens específicas para esse setor. Por fim, o terceiro painel teve como foco as instituições de estado, como exército e marinha, destacando seus desafios e oportunidades no processo de aposentadoria.

Para a chefe do Degesp, Merisa Mendes, o encontro proporcionou um grande intercâmbio de informações entre os órgãos públicos.

“O fórum proporcionou um espaço significativo para que os participantes pudessem compartilhar conhecimentos, experiências e boas práticas relacionadas aos Programas de Preparação para Aposentadoria, com o intuito de promover melhorias nos processos de transição dos servidores para a aposentadoria e garantir uma qualidade de vida após o período dedicado ao serviço público. Ficamos bastante satisfeitos com a grande adesão e esperamos que isso se traduza em um aperfeiçoamento desse tipo de programa”, comentou.