Parintins Notícias

O Departamento de Gestão de Pessoas do Tribunal de Contas do Estado do Amnazonas (Degesp/TCE-AM) encerrou, na manhã desta sexta-feira (1º), os treinamentos dos gestores e servidores sobre feedback. O evento foi sugerido a partir dos resultados provenientes do Projeto de Gestão do Dimensionamento da Força de Trabalho (GDFT) e Gestão por Competências (GPC) realizado em parceria com a Leme Consultoria.

Dividido em dois dias, os treinamentos aconteceram, entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro, abordando técnicas de aprimoramento de habilidades de comunicação e interpretação de feedbacks, sendo cada uma das capacitações direcionadas conforme as necessidades de cada público-alvo do evento.

Conduzido pelo consultor da Leme, Victor Barbalho, o profissional explicou aos gestores sobre como desenvolver seus subordinados por um viés educador sem gerar sentimentos de rejeição e perseguição em contrapartida que mostrou aos demais servidores sobre cultivar a mentalidade de crescimento e compreensão de críticas de forma positiva.

No primeiro dia de treinamento, a capacitação foi voltada para gestores do Tribunal com o intuito de desenvolvê-los quanto “Dar Feedback”, assim esclarecendo sobre como aplicar a técnica, a importância de retornar resultados de avaliação de desempenho para os seus subordinados, além de explicar habilidades comunicativas necessárias para a promoção de um bom clima organizacional.

Abordando sobre a capacidade de escuta, o treinamento “Receber Feedback” concluiu essa sequência de qualificações apresentando a todos os servidores do Tribunal a relevância de saber ouvir e processar as informações através da escuta ativa e direcionamento de esforços para áreas que necessitam de melhoria.

Sobre o Projeto

Com o apoio da presidência da Corte de Contas amazonense, o Projeto vem sendo desenvolvido visando determinar quantos e quais servidores são necessários para o pleno funcionamento de setores do Tribunal, além de analisar o que é preciso priorizar no desenvolvimento das pessoas para que se atinja os níveis ideais de produtividade.

Na última quarta-feira (30), a Leme Consultoria apresentou os resultados das análises do Projeto referentes ao Controle Externo do TCE-AM na qual foram sugeridos encaminhamentos para a otimização e uniformização das competências de líderes e equipes baseados nas respostas dadas ao longo do Projeto.