Parintins Notícias

Contando com a presença da ex-atleta olímpica Lais Souza, o Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM) com apoio do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), promove o “Ciclo de Palestras e Dinâmicas – Semana da Pessoa com Deficiência”, nos dias 25 e 26 de setembro, no Auditório da Corte de Contas, junto de diversos especialistas e referências no assunto.

Em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro, o ciclo de palestras tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão, assim como debater temas relacionados a capacitismo, dificuldades de PcDs no cotidiano, além de saúde mental e educação acessível.

O evento terá carga horária de 6 horas e as inscrições devem ser feitas através do site ecpvirtual.tce.am.gov.br. O ciclo de palestras terá audiodescrição e intérpretes de libras para garantir acessibilidade e integração de pessoas com deficiência.

Além da ex-ginasta, Lais Souza, participam do evento o promotor de Justiça, Vitor Fonseca; o defensor público, Marcelo Pinheiro, além do auditor técnico de Controle Externo, Marcondes Gil Nogueira, que abordarão assuntos voltados à legislação brasileira diante da inclusão de PcDs.

Também agregam ao ciclo de palestras, as palestrantes desembargadora Onilza Abreu Gerth, e a consultora empresarial Najara Bentes da Silva.

Sobre a palestrante Lais Souza

Lais Souza é ex-integrante da Seleção Brasileira de Ginástica Artística que competia em provas da modalidade, chegando a participar de disputas nos Jogos Olímpicos de Atenas, Pequim e Londres. Em 2013, deu início às competições de esqui estilo livre, porém enquanto treinava para os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi de 2014 sofreu uma queda que lhe deixou tetraplégica.

Há nove anos, Lais Souza dá seus passos em busca de recuperar sua autonomia, agora sob rodas, contando com a ajuda de seus cuidadores e de sua família. Desde então, a ex-atleta viaja o país realizando palestras motivacionais, além de fazer graduação em História.