Parintins Notícias

A comitiva foi recebida pelo secretário de Segurança Pública do Pará, Ualane Machado

Territórios da Paz: Comitiva do Amazonas conhece projetos da Secretaria de Segurança Pública do Pará

Nesta sexta-feira (07/06), uma comitiva do Governo do Amazonas realizou uma visita técnica à Secretaria de Segurança Pública do Pará (SSP-PA). A viagem teve como finalidade conhecer as estratégias de sucesso implantadas no estado vizinho, em especial a concepção do programa Territórios pela Paz.

A comitiva foi recebida pelo secretário de Segurança Pública do Pará, Ualane Machado, que apresentou o modelo, criado em 2019, e que uniu segurança pública e cidadania nos bairros da periferia do estado. O modelo exitoso foi utilizado como uma ferramenta no combate da violência em áreas vulneráveis da região metropolitana de Belém.

Participaram das reuniões o secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Vinícius Almeida, o coordenador de Inteligência da SSP-AM, major Francisco Camurça, e o assessor de Projetos da SSP-AM, Denis Caetano.

A visita contou ainda com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS), da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

A ida a Belém foi proposta pelo titular da SSP-AM, coronel Vinícius Almeida, durante reunião do Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, no mês de maio. “Viemos conhecer o programa Territórios pela Paz, a metodologia e os meios utilizados para sua implementação. É muito importante buscarmos experiências exitosas para nos adaptarmos à realidade do estado do Amazonas. Sabemos que segurança não é só policiamento. O contexto social também faz parte de um ambiente seguro para a população”, afirmou o secretário.

Equipes das Secretarias do Amazonas realizaram ainda visitas nas Usinas da Paz, que fazem parte do programa Territórios pela Paz.

Territórios pela Paz

É um programa do Governo do Pará voltado para a diminuição da vulnerabilidade social e o enfrentamento das dinâmicas da violência a partir da articulação de ações de segurança pública e de cidadania em bairros de Belém.

Intercâmbio

Nos dias 5 e 6, a comitiva realizou visita técnica à Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) para conhecer o projeto de recuperação de celulares, reconhecido nacionalmente por sua eficiência.

O projeto de combate ao roubo e furto de aparelhos celulares no Piauí é composto por três etapas: blitzen, intimações em massa e as fases da Operação Interditados. Essas ações resultaram na devolução de mais de 7 mil celulares a seus proprietários, nos últimos meses.