Parintins Notícias

Parintins Notícias
Facebook
Twitter
WhatsApp

A Unidade Básica de Saúde Móvel que a Prefeitura de Manaus instalou na praça Dom Pedro II, em frente ao Museu da Cidade, no Centro, já realizou mais de 1.300 atendimentos desde o dia 30/9, quando passou a funcionar na zona Sul da capital. O funcionamento da base de saúde faz parte da programação do Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre o câncer de mama.

A titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shadia Fraxe, explicou que os serviços ofertados pela unidade, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, estão sendo bastante procurados pelo público circulante daquela área da cidade.

“Estamos muito felizes com a receptividade do público, principalmente das mulheres, que têm procurado bastante a UBS. O Outubro Rosa tem justamente essa proposta: intensificar a oferta de serviços como forma de chamar a atenção para o câncer de mama e também do câncer do colo do útero, e para aproveitar a grande quantidade de pessoas que circulam naquela área, estamos ofertando testes rápidos para ISTs, consultas e atendimentos para o público em geral”, explicou.

Do total de 1.343 atendimentos realizados, 80 são relacionados a encaminhamentos para realização da mamografia e 27 para ultrassonografia de mama. Aproveitando a campanha de sensibilização ao câncer de mama, a Semsa também enfoca a importância da realização do exame citopatológico do colo do útero (preventivo), que permite a identificação de sinais sugestivos da doença. Até esta sexta-feira, 7, pela manhã, foram 67 exames realizados.

O número de atendimentos relacionados a acolhimento (pesagem, aferição de pressão, avaliação e encaminhamento para consultas) foi de 539, enquanto os atendimentos e consultas de enfermagem responderam por 464 atendimentos.

O total de consultas médicas foi de 122 e oferta de testes rápidos para identificação de ISTs registrou 44 exames realizados.

A unidade da Semsa permanece na praça Dom Pedro II até o dia 21 deste mês, mas a intensificação da oferta de serviços voltados à saúde feminina continua nas unidades básicas da Semsa.

Texto – Tânia Brandão / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa

Relacionados