Últimos preparativos para o 15º Festival Folclórico do Mocambo

Últimos preparativos para o 15º Festival Folclórico do Mocambo
Foto: Pitter Freitas

Os Bumbás Touro Branco e Espalha Emoção trabalham a todo vapor para a realização do 15º Festival Folclórico do Mocambo do Arari. São três dias de total dedicação dos mocambenses, que juntam-se a colaboradores do município de Parintins para exibir um festival sustentável, onde alegorias, fantasias e adereços são confeccionados exclusivamente com folhas, cascas de madeiras, cipós e sementes da floresta, um verdadeiro exemplo de arte artesanal e exaltação a cultura amazônica.

Presidente há três anos do boi-bumbá Touro Branco, Jonas Cardoso, afirma que o boi está preparado para a disputa. “Estamos com um boi gigantesco, organizado, em busca do tri. Falar desse tema “Amazônia Entidade Sagrada” é resumir os dois anos do meu mandato e finalizar com chave de ouro. Vamos falar do que temos de mais precioso que é o nosso povo mocambense, nossas culturas e tradições, nossas origens”.

Em busca do título, o Boi Espalha Emoção traz o tema “Caminhos de Rio”. A secretária do bumbá, Vanessa Oliveira, diz que o Boi levará para arena do Mocambódromo a história de como tudo começou. “Estamos nos preparando para levar um boi bonito, rico em materiais, e vamos falar sobre miscigenação, o encontro dos negros, quilombolas, o descobrimento em busca do campeonato”.

Além dos bumbás outros grandes atrativos do festival ficam a cargo de cordões de dança (pássaros Jaçanã e Pavão Misterioso), quadrilhas Peti na Roça e Explode Coração.

O festival começa nesta sexta-feira, 27 de julho e se estende até o domingo, 29. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Parintins. Durante as apresentações no Mocambódromo, a Prefeitura fará a cobertura completa dos pássaros, quadrilhas e bois com transmissão ao vivo no Facebook facebook.com/PrefeituraOficialParintins/

Deixe um comentário