Parintins Notícias

Parintins Notícias
vereador Telo Pinto (PSDB)
vereador Telo Pinto (PSDB)
Facebook
Twitter
WhatsApp

No discurso proferido na sessão plenária desta terça-feira (05) pelo vereador Telo Pinto (PSDB) foram destacados desafios críticos relacionados ao abastecimento de água no município. O pronunciamento abordou não apenas as dificuldades históricas, mas também apresentou propostas. Cobrou ações imediatas para resolver a crise hídrica.

Ressaltou a recorrência do problema, remontando ao surto de contaminação de água em 2005 e destacando a insuficiência dos poços existentes. A população crescente, aliada a práticas prejudiciais ao lençol freático, foi identificada como uma das principais causas da atual crise.

Telo mencionou intervenções anteriores, como a construção de poços tubulares em 2006, resultado de um convênio entre o município e o governo estadual. No entanto, enfatizou que essas medidas foram paliativas e que novas ações urgentes são necessárias diante da deterioração da qualidade da água.

A profundidade insuficiente dos poços existentes foi ressaltada como um desafio técnico significativo. O discurso indicou a necessidade de perfurar poços mais profundos, alcançando até 200 metros, para obter água de qualidade. Além disso, foi destacada a urgência de um Termo de Cooperação Técnica para acelerar o processo.

O prefeito Bi Garcia foi citado por se comprometer a enviar a minuta do Termo de Cooperação Técnica ao Governo do Estado. No entanto, a ênfase foi na necessidade de ações imediatas, questionando a demora na resolução do problema após a Audiência Pública. O edil mencionou a perfuração dos poços artesianos em comunidades rurais e propôs a busca por emendas para a construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA). O aumento contínuo do lixão também foi mencionado como uma preocupação adicional.

Diante dos desafios apresentados, concluiu sua fala com a determinação de lutar pela resolução imediata do problema da água em Parintins, assim como tem feito a defesa de investimentos no Setor Primário, com anúncio de que vai participar de toda a programação da Expoagro. Destacou ida a Manaus para visita a órgãos estaduais, como parte dos esforços para buscar soluções e melhorar a infraestrutura hídrica e agrícola do município.

Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão

Relacionados