Parintins Notícias
Notícias de Parintins

Vereador Telo Pinto propõe contratação de médicos especialistas para tratamento de sequelas pós-covid

É alto o número de casos por infecção do coronavírus no município de Parintins. O boletim oficial aponta 358 óbitos e mais de 12 mil confirmações. Dentre as muitas pessoas que contraíram o vírus, mesmo as que tiveram quadros leves, um número elevado encara, hoje, sequelas e precisam de acompanhamento médico.

Pneumologia é especialidade essencial, visto que a Covid compromete o pulmão. Porém, existem outros danos. São problemas no coração, diabetes, hipertensão, dores de cabeça, transtornos, fadiga crônica, sensação de falta de ar, dores musculares, insônia, dificuldade de concentração ou atenção, lapso de memória, diminuição da coordenação motora, dentre outros. Para tratá-los, é imprescindível um atendimento integrado por especialidades.

O vereador Telo Pinto (PSDB), por exemplo, foi vitimado pela Covid-19. Durante seu discurso, compartilhou que, em virtude da doença, voltou seu problema cardíaco e diabetes, os quais tinham sido superados há um tempo atrás. Em Indicação, solicitou ao Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a contratação de especialistas para compor uma equipe multidisciplinar.

O intuito da proposta é atue, principalmente, no tratamento e recuperação de sequelas Pós-Covid. Telo sugere especialidades como Pneumologia, Cardiologista, Neurologista, Endocrinologista, Fisioterapeuta especializado em Reabilitação Respiratória, bem como demais áreas a serem avaliadas pela Secretaria.

Por propositura do parlamentar, as comunidades Paraná do Espírito Santo de Cima, Araçatuba, Costa da Águia, Borralho e São José do Arco recebem novas escolas. Durante visita de vistoria às obras, praticamente em fase de finalização, constatou que não dispõe de banheiros sanitários. Em verificação, certificou-se que o projeto os não contempla, portanto, indicou a construção desse importante cômodo.

Texto: Clely Ferreira – Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão

-publicidade-