Parintins Notícias

Parintins Notícias
vereadora Brena Dianná
vereadora Brena Dianná
Facebook
Twitter
WhatsApp

Nesta segunda-feira, 20, a vereadora Brena Dianná esteve falando do Dia Mundial da Água que é comemorado anualmente em 22 de março. E reforçou que é necessário sensibilizar a população sobre a importância da água, mas também sensibilizar a administração pública sobre os desafios que a população enfrenta sem acesso à água potável.

“Infelizmente, ainda há famílias em nosso município que não têm acesso à água potável em vários bairros da nossa cidade e principalmente na zona rural do município. Sabemos que esse problema afeta principalmente as pessoas mais carente e isso é inaceitável um direito básico que todos deveriam ter acesso”, disse a vereadora.

Visto isso, foi levada à Tribuna a INDICAÇÃO nº 101/2023 que solicita a ampliação do sistema hídrico nos bairros da cidade, nessa ampliação solicitou uma varredura e identificação dos principais bairros e comunidades onde possui essa deficiência, a vereadora afirmou que isso é de responsabilidade da Prefeitura e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, onde por meio do seu corpo técnico devera fazer a instalação de novos poços, a construção de redes de distribuição de água e outras medidas para melhorar a disponibilidade e a qualidade da água.

E ainda prezando pelas áreas onde o acesso à água potável é limitado ou inexistente, foi apresentada a NDICAÇÃO nº 102/2023 para que seja distribuído hipoclorito de sódio para esta população. “Esta é uma substância química utilizada para purificar a água para uso e consumo humano, para reduzir as chances de contaminação por vírus, parasitas e bactérias causadores de diarreia, hepatite A, cólera ou rotavírus. Além disso, é importante fornecer orientação e treinamento sobre como usar corretamente o hipoclorito de sódio para desinfetar a água e torná-la potável”, ressaltou a vereadora.

Para garantir a segurança e a qualidade da água fornecida à população, levou-se a INDICAÇÃO nº 103/2023 para realização de estudos nos poços de abastecimento de água de Parintins, esses estudos podem incluir uma série de análises para verificar a conformidade com as normas de qualidade da água, a presença de contaminantes e outros fatores que possam afetar a qualidade da água. Onde todas as proposituras apresentadas nesta manhã já foram pautas diversas vezes pela vereadora em plenário.

Na oportunidade, a vereadora citou a visita do governador Wilson Lima na cidade para o lançamento do Festival Folclórico de 2023 e com ele, um projeto de investimento no valor de R$ 413,8 (quatrocentos e três milhões e oitocentos mil reais), este recurso que será distribuído em várias áreas para melhorar a vida da população. “Agradeço ao governador Wilson Lima pela sensibilidade em destinar tamanho recurso que transformará o futuro de milhares de Parintins. Agora sim, poderemos visualizar uma cidade modelo, uma cidade dos nossos sonhos, que não é a cidade que muitos políticos insistem em esconder e que só existe em discursos”, finalizou a vereadora.

Relacionados