Parintins Notícias
vereadora Brena Dianná (UB)

Durante a 48ª Sessão Ordinária ocorrida nesta segunda-feira (23), a vereadora Brena Dianná (UB) protocolou indicação para sede da Caixa Econômica Federal, solicitando a instalação de mais agência no município de Parintins, tendo em vista que atendimento oferecido não está conseguindo suprir a demanda de clientes e beneficiários. De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Parintins possui uma população estimada em 96.272 habitantes e conta somente com uma agência da Caixa Econômica Federal, responsável por atender a população da zona rural e urbana e municípios do Baixo Amazonas como: Nhamundá, Boa Vista do Ramos e Urucará.

Essa situação recorrente produz sobrecarga de trabalho para os funcionários da agência e um longo tempo de espera para os clientes e beneficiários, que muitas vezes precisam enfrentar filas enormes, levando dois, três dias para realizar seus serviços bancários.

A parlamentar enfatiza que não existe uma estrutura adequada para atender a todos com conforto e segurança, onde se formam filas quilométricas e aglomerações na área externa da agência, nas quais a população fica exposta ao sol e chuva. Isso acontece com frequência, especialmente nos períodos de pagamento dos benefícios sociais como o Bolsa Família, o Auxílio Emergencial e o FGTS.

Brena afirma que o assunto já foi pautado outras vezes na Casa Legislativa e considera fundamental exigir dos órgãos competentes ações mais efetivas para solucionar esta problemática que fere a dignidade humana. “É muito triste porque é um problema que vem se estendo ao longo dos anos, tendo em vista que aquela agência ela não atende somente a população aqui de Parintins, mas atende outros municípios. É uma atividade que a gente sempre vem fazendo, de acompanhar essas filas. Então, é notório que a agência não consegue mais atender as demandas dos seus clientes. Desta vez, estamos protocolando para sede da Caixa Econômica, para que eles tenham conhecimento e tomem uma devida providência. Sabemos que não há mais como permitir que essas filas continuem acontecendo. É desumano. Pessoas chegam a desmaiar nas filas. Estamos aqui, trazendo mais uma vez essa situação para Câmara, cobrando providências nesse sentido”, destacou a vereadora.

Diante disso, a parlamentar considera urgente a instalação de mais uma agência no município de Parintins, para que as filas sejam extintas, a fim de melhorar o atendimento aos clientes, garantindo mais agilidade e eficiência nos serviços prestados à população e contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região.

Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão