Parintins Notícias

Parintins Notícias
Vila Amazônia recebe Operação Sorriso
Foto: Márcio Costa/Arquivo
Facebook
Twitter
WhatsApp

A Vila Amazônia receberá neste sábado, 12 de Novembro a Operação Sorriso no navio de assistência hospitalar Carlos Chagas. A ação acontece em parceria Marinha do Brasil e Prefeitura de Parintins atendendo pessoas com fissura labiopalatina. Na primeira etapa da parceria, serão realizados atendimentos em diversas especialidades, como odontologia, fonoaudiologia, enfermagem e psicologia.

Todas as pessoas com fissura labiopalatina, de qualquer idade, podem participar do cadastramento. Para isso, basta entrar em contato com a responsável pelos programas da Operação Sorriso, Mariana Alves (11-95838-8487). A previsão é de atender também as comunidades da região de Paraná do Ramos, entre Boa Vista do Ramos e Vila Amazônia.

A diretora executiva da Operação Sorriso no Brasil, Cristina Murachco, afirmou que essa primeira expedição a deixa muita animada, pois a operação poderá prestar o primeiro atendimento a pacientes com fissura em regiões onde essa assistência ainda não existe. Já a Marinha do Brasil ressaltou que a parceria vai ao encontro de sua atuação prioritária em prol da atenção primária de saúde à população e da biodiversidade da região, em concordância com o lema “Protegendo nossas riquezas, cuidando da nossa gente”.

De acordo com o Secretário de Saúde, Clerton Rodrigues, o trabalho de triagem desses pacientes possibilitará futuras cirurgias. Ele lembrou mais atrás a Prefeitura de Parintins realizou jornada de cirurgia para este público em parceria com a ONG Smile Train.

Sobre a Operação Sorriso

A Operação Sorriso é uma das maiores organizações médicas voluntárias do mundo. Reúne profissionais de 60 países para ajudar pessoas nascidas com deformidades faciais, especialmente lábio fendido e fenda palatina. A Operação Sorriso chegou ao Brasil em 1997, onde já realizou 5.834 cirurgias gratuitas para crianças, adultos e idosos, nascidos com fissuras labiopalatinas. Atualmente, a ONG trabalha com foco nas regiões Norte e Nordeste, onde o acesso ao tratamento é mais escasso. Para saber mais sobre a organização, acesse operacaosorriso.org.br.

PMP

Relacionados