Vigilância em Saúde do Amazonas destaca desafios no avanço da vacinação como política pública durante workshop Selo Unicef

Em Manaus, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) realizaram, nesta quinta-feira (14/12), o 1º Workshop Selo Unicef 2021-2024, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia.

Saiba mais

Na oportunidade, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, destacou os desafios no avanço da vacinação como política pública. A iniciativa do Unicef visa o fortalecimento das políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes no estado.

Saiba mais

Para o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, o objetivo com esse evento é apoiar e sensibilizar os municípios do interior do Amazonas a aderirem ao Selo Unicef.

Saiba mais

“Aqueles que já aderiram, nós vamos verificar onde podemos apoiar mais, para que as políticas públicas de proteção, de desenvolvimento das crianças e dos adolescentes do Estado avancem de forma mais acelerada”, reforçou o secretário.

Saiba mais

Durante o evento, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, enfatizou a importância do resgate da confiança nas vacinas.

Saiba mais

“A FVS realizou, no decorrer do ano, uma intensa programação incluindo o envio de equipes para as cidades do interior para apoiar e repensar estratégias para uma população que mudou. E a saúde também precisa mudar, se busca melhores resultados”, avaliou a diretora Tatyana.

Saiba mais

Tatyana complementou ainda que espaços, como os do evento, proporcionam um diálogo aberto com diferentes frentes, mas que deve ser compreendido que parcerias são essenciais para avançar e fazer mais. “Não basta apenas garantir a vacina, é preciso promover acesso aos imunizantes e quebrar barreiras que impedem que o público-alvo seja contemplado pelo serviço de saúde”, ponderou a diretora.

Saiba mais

Além das coberturas vacinais, na pauta do workshop, foram debatidos temas como a importância do avanço nas políticas públicas para a obtenção da certificação e a adesão de novos municípios; a implantação e o fortalecimento de políticas públicas de educação, saneamento, assistência social e saúde; estratégias de enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes; e a proteção integral às famílias vulneráveis, entre outros.

Saiba mais

Sobre o Selo Unicef

Saiba mais

O Selo Unicef é uma iniciativa para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo Unicef, de forma espontânea, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

Saiba mais

A atual edição (2021-2024) conta com a participação de 2.023 municípios de 18 estados, onde vivem mais de 17 milhões de crianças e adolescentes. No Amazonas, 55 municípios aderiram à iniciativa.

Saiba mais

Saúde Ambiental Infantil

Saiba mais

Em outra agenda, também com o Unicef, sobre o projeto Indicadores de Saúde Ambiental Infantil no Brasil, participaram representando a FVS-RCP, o chefe de departamento de Vigilância Ambiental, Elder Figueira, e o assessor de Planejamento, Augusto Zany.

Saiba mais

Na iniciativa, que foi acompanhada de forma virtual, autoridades governamentais, acadêmicos e membros da sociedade civil discutiram as possibilidades de construção de indicadores para o contexto brasileiro. O evento é fruto da colaboração entre o Ministério do Meio Ambiente, o Unicef e a Vital Strategies, uma organização global de saúde.

Saiba mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Parintins Notícias