Parintins Notícias

O governador Wilson Lima anunciou, nesta segunda-feira (06/11), o chamamento de 1.704 aprovados em concursos da área de Segurança Pública do Governo do Amazonas, que deverão apresentar ainda neste mês de novembro os documentos necessários para posse nos cargos. A ação representa um investimento do Estado de R$ 12 milhões por mês.

A lista dos aprovados convocados será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (06/11). Os aprovados prestaram concurso em 2022, ainda no primeiro mandato do governador Wilson Lima, 11 anos após último certame para as forças de segurança realizado pelo Estado.

Do total, foram chamados 1.121 aprovados da Polícia Militar do Amazonas (PMAM); 253 do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM); 170 da Polícia Civil do Amazonas (PCAM); 108 do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM); 40 da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AM); e 12 do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), vinculado à SSP/AM.

Durante anúncio, realizado na sede do Governo do Amazonas, Wilson Lima destacou os investimentos que sua gestão tem feito na área de segurança pública, como o sistema de videomonitoramento Paredão, com 500 câmeras em pontos estratégicos, e avaliou que com mais esse reforço no quadro de servidores reafirma o seu compromisso com as instituições de segurança e com a população amazonense.

“Antes de assumir o Governo do Estado, os últimos concursos que tinham acontecido para as forças de segurança eram 2011 para a PM e 2009 para a Polícia Civil. Quando eu assumi o Governo já chamei do quadro reserva tanto PM, quanto bombeiro, e aí a gente realizou concurso público no meu primeiro mandato ainda e a gente já está convocando menos de um ano depois da realização desse concurso público. E dentre os critérios que a gente está estabelecendo aqui é que, principalmente Polícia Militar e Bombeiro, a maioria vai para o interior para poder reforçar a segurança pública por lá”, afirmou Wilson Lima.

Acompanharam o governador, o vice-governador Tadeu de Souza; 16 deputados estaduais, incluindo o presidente da Assembléia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade; 2 vereadores, incluindo o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André; prefeito do interior, como o de Rio Preto da Eva e presidente da Associação Amazonense de Municípios, Anderson Souza; além do secretário da SSP/AM, coronel Vinícius Almeida; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, coronel Orleiso Muniz; o diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá; o comandante-geral da PM/AM, Marcos Klinger e outros gestores do Estado.

Chamamento

Os convocados serão divididos em dois grupos: uma parte que vai realizar curso de formação e outra que terá início imediato. Serão 1.374 convocados para o curso de formação de aprovados da PMAM e do CBMAM, que começarão no dia 1º de dezembro. Pelo Corpo de Bombeiros, estão oficiais combatentes (53) e alunos-soldado combatentes (200).

Ainda pela Polícia Militar estão oficiais combatentes (100) e alunos-soldado combatentes (1.000) e profissionais de Saúde: Cardiologista (1), Cardiologista ecocardiografista (1), Clínico-geral (2), Dermatologista (1), Endocrinologista (1), Gastroenterologista (1), Ginecologista (1), Neurologia (1), Oftalmologista (1), Ortopedia (1), Otorrino (1), Pediatria (1), Psiquiatria (1), Proctologista (1), Urologia (1), Veterinária (1), Enfermagem (1), Farmacêutico-Bioquímico (1) e Fisioterapia (2).

Já os 330 aprovados nos concursos da PCAM, do Detran/AM, da SSP/AM e do DPTC serão chamados imediatamente nos respectivos órgãos. Pela Polícia Civil, são: Delegados (40), Escrivães (40) e Investigadores (90). Pelo Detran são: Agentes de trânsito (55), Examinadores de trânsito (7 na categoria AB, 23 categoria AD, 10 categoria AE), Perito de Acidente de trânsito (3) e Técnico Vistoriador de veículos (10).

Para a Secretaria de Segurança serão técnicos de nível superior (5) e assistentes operacionais (35) e para o Departamento de Polícia Técnico-Científica serão 10 peritos criminais nas áreas de Farmácia (1), Engenharia Civil (1), Biologia (1), Contabilidade (1), Engenharia Mecânica (1), Química (1), Processamento de Dados (1), Veterinária (1), Física (1) e Economia (1), além de um perito legista e um perito odontolegista.

Investimento contínuo em segurança

O governador Wilson Lima entregou, em meados de setembro, duas lanchas blindadas ao sistema de segurança pública, que passou a contar com sete embarcações para fortalecer as ações de patrulhamento nos rios do estado. Na ocasião, o governador também vistoriou a Base Fluvial Arpão 2 que está sendo preparada para operar no rio Negro.

Essa foi a 15ª entrega para a modernização da segurança pública do Estado, sendo a terceira de 2023. A primeira, em janeiro, foi de 68 novas viaturas de quatro e duas rodas e outros 4 mil equipamentos para auxiliar no combate à criminalidade e salvamento. Em maio, o Corpo de Bombeiros foi contemplado com viaturas de combate a incêndios, veículos tipo ambulância, lancha, drones, computadores e outros equipamentos.