Parintins Notícias

Parintins Notícias
Facebook
Twitter
WhatsApp

Equipe multiprofissional vai atender mais de 5 mil idosos

O governador Wilson Lima deu início, nesta sexta-feira (29/04), às atividades do Projeto Vida e Saúde do Idoso Ativo, que vai atender mais de 5 mil pessoas a partir de 60 anos, que fazem parte de mais de 65 grupos de idosos de Manaus e região metropolitana da capital. Serão oferecidas atividades nas áreas de saúde, cultura e esporte, entre outras.

Coordenado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o programa vai oferecer atendimento por meio de uma equipe multiprofissional. São profissionais de educação física, dança, fisioterapia, nutrição, serviço social, enfermagem e psicologia, além de agentes de ação social.

“Eu tenho certeza que a gente está dando mais um passo em uma decisão acertada, que é o Projeto Vida e Saúde do Idoso Ativo. Na hora que a gente entra aqui, tem a certeza que está fazendo a diferença na vida de quem já contribuiu muito com a sociedade”, disse o governador, durante ações do projeto na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira.

O Projeto Vida e Saúde do Idoso Ativo visa contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos idosos, estimulando a participação deles nas ações e programas que privilegiem o envelhecimento ativo, com foco na cidadania, longevidade e inclusão social.

“Eles não precisarão se deslocar para uma UBS mais distante. Serão atendidos nos seus próprios grupos de idosos, lá na comunidade. Isso é fruto de uma política voltada para a inclusão da pessoa idosa. Política esta capitaneada pelo governador Wilson Lima”, disse o secretário Sejusc, Emerson Lima.

Maria do Socorro da Silva Ferreira, 72, é aposentada e faz parte da Associação de Idosos Unidos Venceremos, que conta com aproximadamente 100 idosos

“Eu acho muito importante, aliás, eu acho uma coisa muito gostosa de saber que o governador se preocupa com as pessoas da terceira idade. Hoje em dia, tem muita gente no estado que às vezes nem sabe desses projetos, e passam muitas necessidades, sofrem maus tratos. Quero agradecer a ele por essa iniciativa, pois eu tenho certeza que agora ele irá olhar com um olhar todo carinhoso, como se todos nós fôssemos seus avós”, disse Maria do Socorro.

O secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, Antônio Costa, e as deputadas estaduais Joana Darc e Alessandra Campêlo participaram do pontapé inicial do projeto.

Capacitação – No dia 3 de março, a Sejusc, por meio da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), iniciou a primeira aula de capacitação para os servidores que irão atuar no projeto Vida e Saúde do Idoso Ativo. Com o objetivo de capacitar os profissionais gerontólogos para que eles atendam aos idosos contemplados com o projeto de forma humanizada, seguindo todos os critérios de segurança, em relação à atenção básica à saúde deles.

Inscrição – Para participar do projeto, a pessoa idosa pode procurar um grupo perto de casa, que seja cadastrado na Sejusc, e fazer a inscrição; ou se deslocar à sede da Secretaria Executiva Adjunta de Direitos Pessoa Idosa da Sejusc (Seadpi), na rua do Comércio, nº 270, bairro Parque 10.

FOTO: Bruno Zanardo/Secom

Relacionados