Parintins Notícias
Notícias de Parintins

Wilson Lima e Coca-Cola lançam ‘Recicla, Galera’, com ação ambiental no Festival de Parintins 2022

Projeto vai incentivar torcidas para destinação correta dos resíduos

Além da tradicional competição dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, outra disputa tomará conta da cidade de Parintins, durante o Festival Folclórico 2022. Trata-se da ação ambiental “Recicla, Galera”, que vai eleger a galera campeã em destinação correta de resíduos sólidos.

O Governo do Amazonas e a Coca-Cola Brasil firmaram parceria para realizar a ação anunciada, nesta quarta-feira (15/06), pelo governador Wilson Lima, durante as ações do Governo Presente em Parintins (a 369 quilômetros da capital).

A primeira-dama, Taiana Lima, acompanhou o governador na agenda no município, nesta semana que antecede o tradicional festival folclórico.

O objetivo da parceria entre Estado e Coca-Cola Brasil é dar a destinação correta aos resíduos gerados durante a festa – dentro e fora do bumbódromo – e garantir que eles sejam reciclados corretamente. Na prática, a disputa envolverá as galeras do Caprichoso e do Garantido.

Para isso, nos dias de festival – 24, 25 e 26 de junho -, os torcedores receberão sacolas recicláveis, onde devem depositar os resíduos – plásticos, papéis, sacos, itens de torcida e outros materiais – gerados durante os três dias de festa.

Tudo o que as torcidas recolherem deve ser destinado para os ecopontos. Cada boi terá um ecoponto exclusivo: o ecoponto Nação Azul e Branca, para o Caprichoso, e o Nação Perrexé, para a torcida do Garantido. As sacolas recicláveis serão entregues aos torcedores que estiverem na fila aguardando para entrar no bumbódromo e também nas imediações da arena.

Ao deixar o bumbódromo, ao final das apresentações, o torcedor deve levar todo o material coletado na sacola para o ecoponto do seu bumbá, que estará posicionado na saída de cada torcida.

O diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca, lembra que a destinação correta dos resíduos é apenas uma das frentes do projeto, que também envolve ações de educação ambiental e conscientização, além do incentivo à economia circular, um dos pilares de atuação da companhia.

“A ação reforça nosso compromisso com a conservação de um dos principais biomas do planeta e dialoga com duas temáticas importantes para a companhia, o Mundo Sem Resíduos e a Economia Circular. Já são 25 anos de apoio ao Festival Folclórico de Parintins. E com esta ação, damos mais um passo importante para contribuir com o desenvolvimento econômico e social da região”, destacou.

Ecopontos e a disputa

Os resíduos recicláveis passarão por uma triagem da Associação dos Catadores de Lixo de Parintins (Ascalpin). Cada ecoponto conta com uma balança digital própria que vai contabilizar a quantidade de resíduos.

Quem acompanhar a festa do lado de fora do bumbódromo também pode participar da ação. Basta levar seus resíduos recicláveis para o ecoponto do boi da sua escolha e ajudar a eleger o bumbá vencedor ambiental 2022.

“Essa competição vai mobilizar escolas e jovens em vários pontos e coletas da cidade e também uma novidade: dentro do bumbódromo vai ter equipes com sacolinhas vermelhas e azuis para que as galeras possam participar. Por determinação do governador Wilson Lima é importante que todas as ações sejam para melhorar a vida das pessoas e com o ‘Recicla Galera’ não é diferente, 20 catadores estão participando”, disse o secretário de Estado de Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

Além dos dois ecopontos com balanças no entorno do bumbódromo, a ação vai espalhar outros 30 ecopontos pela cidade, onde o público poderá destinar corretamente plástico, garrafas, copos e outros materiais recicláveis.

Pontuação e premiação

Ao longo dos três dias, nos intervalos entre as apresentações das agremiações, o placar dos bumbás será exposto no telão do bumbódromo. O placar do ‘Recicla, Galera’ também poderá ser acompanhado pelas redes sociais do Governo do Amazonas.

Ao final da festa, o boi da torcida que mais destinou seus resíduos de forma correta receberá uma premiação de R$20 mil. A ideia é que o montante seja aplicado em ações de sustentabilidade dentro da própria agremiação.

Gincana

As ações do ‘Recicla, Galera’ iniciam na segunda-feira (20/06), e seguem até o dia 26 de junho, última noite do festival. O start da campanha inicia com uma gincana que vai mobilizar os jovens da ilha a partir da segunda-feira. Os participantes vão formar times, que devem cumprir desafios diários para engajar a população acerca da reciclagem.

Realizadores e parceiros

A campanha ‘Recicla, Galera’ é fruto de uma parceria do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) junto à Coca-Cola Brasil. A execução operacional ocorre por meio da Impact Hub Manaus. O projeto também conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), da Solar Coca-Cola e da empresa Santa Luzia.

A ação também envolverá a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), bem como a Associação dos Catadores locais, a Ascalpin.

FOTO: Bruno Zanardo/Secom

-publicidade-