Parintins Notícias

Parintins Notícias
Facebook
Twitter
WhatsApp

Para ampliação dos atendimentos em saúde ofertados à população de Parintins (a 369 quilômetros da capital), o governador Wilson Lima, assinou, nesta quarta-feira (15/06), convênio com a Associação Hospital Padre Colombo para a reabertura da unidade.

A parceria, que prevê investimento de R$ 29,8 milhões por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), é para a manutenção dos serviços prestados na unidade.

“Está aqui o resultado do nosso trabalho na Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Parintins, da Igreja Católica que garante o funcionamento dessa unidade de saúde. População de Parintins, do Baixo Amazonas, está aqui de volta o Padre Colombo”, declarou o governador.

O Hospital Padre Colombo atende, além dos parintinenses, a população dos demais municípios da região do Baixo Amazonas, como Barreirinha, Nhamundá, Boa Vista do Ramos, Maués, Urucará e São Sebastião do Uatumã e também pacientes de municípios do Pará, próximos daquela região.

“É uma parceria que deu certo e a gente acredita que vai ser um sucesso. O hospital Padre Colombo tem a sua história de luta e, em parceria com o Governo do Estado, a gente acredita que o serviço tem tudo para ser de excelência e qualidade”, disse frei Nicolau Castro, integrante da equipe de gestão do hospital Padre Colombo.

A unidade presta assistência de urgência e emergência na especialidade em ginecologia obstetrícia, dispondo de leitos específicos para estes atendimentos e também de uma Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN) e serviços de apoio e diagnóstico. Além destas atividades, o Hospital Padre Colombo passará a ser referência na região para realização de cirurgias eletivas dispondo de leitos de retaguarda regulados.

“O Hospital encerrou as atividades em setembro de 2021 e, desde então, o Governo do Amazonas vem somando esforços com a Associação Hospital Padre Colombo para que a unidade entre em funcionamento o quanto antes, esse é o principal objetivo”, afirma o secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad.

A parceria do Governo do Amazonas com a Associação terá duração de um ano, de junho de 2022 a maio de 2023. O convênio tem o objetivo de aperfeiçoar e ampliar a assistência em saúde ofertada na unidade à população do Baixo Amazonas. Um reforço na cobertura dos atendimentos de média e alta complexidade.

Capacidade – O Hospital Padre Colombo possui capacidade de realizar por mês cerca de 1.700 consultas médicas eletivas e não-médicas, mais de 2.900 exames de ecocardiograma, eletrocardiograma, raio-X, exames de ultrassonografia e exames laboratoriais. A unidade também pode realizar mais de 260 procedimentos cirúrgicos, como partos, cirurgias ambulatoriais e biópsias.

Dispõe ainda de 50 leitos operacionais para atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo UCI neo-natal, leitos cirúrgicos, leitos de enfermaria e alojamentos pós-parto.

Fotos: Divulgação Secom

Relacionados