Parintins Notícias

Parintins Notícias
Facebook
Twitter
WhatsApp

São U$ 80 milhões para implantação do novo Prosamin+, que abrange obras de requalificação urbanística, saneamento básico, drenagem urbana, moradia e mobilidade urbana nas zonas sul e leste de Manaus

O governador Wilson Lima reuniu, na tarde desta quarta-feira, (06/10), com os representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), onde ficou definido que, no próximo dia 11 de outubro, será assinado o contrato para o empréstimo de U$ 80 milhões para implantação do novo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). A reunião foi entre o governador e os representantes do BID no Brasil, Morgan Doyler e Paola Arrunátegui Martínez.

“A conversa foi muito boa. Eu estive aqui para alinhar os detalhes finais para a assinatura do contrato. Vai ser agora dia 11 e, de imediato, começa a montagem dos canteiros de obras ali na Manaus 2000, que fica no Distrito Industrial, e também na comunidade da Sharp. Ainda esse mês as obras se iniciam”, disse o governador.

O contrato será assinado após o Senado aprovar o pedido de autorização dos recursos, encaminhado pelo Governo do Amazonas ao Governo Federal para a contratação de operação de crédito externo. Por se tratar de empréstimo com organismo internacional, é preciso de autorização do governo federal e do Senado.

O programa abrange obras de requalificação urbanística, que incluem saneamento básico, drenagem urbana, moradia, mobilidade urbana e tratamento de áreas de risco socioambiental, em um trecho do Igarapé do Quarenta, entre as comunidades da Sharp, no bairro Armando Mendes, zona leste, e Manaus 2000, no Japiim, zona sul.

O novo Prosamin+ está sendo executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), que já iniciou as primeiras obras com recursos da contrapartida do Estado, que é de U$ 34,3 milhões. “Já tem as obras de um conjunto habitacional que está sendo tocado com recurso do Estado ali na (Avenida) General Rodrigo Otávio e até o fim desse ano a gente entrega esses 32 apartamentos”, ressaltou.

Ao todo, 2580 famílias serão beneficiadas com indenização, bônus moradia, auxílio moradia e apartamentos. Somente em unidades habitacionais, o programa prevê 648 com apartamentos.

Relacionados