Coluna Boi de Arena
O palco do Boi Caprichoso está pronto para a temporada em preparação ao 56º Festival de Parintins. A nação azul e branca vai entrar no curral Zeca Xibelão para o primeiro ensaio show com a Marujada de Guerra, na noite deste sábado (18). Os artistas plásticos Algles Ferreira e Geremias Pantoja executaram o projeto de cenografia em menos de duas semanas.
Uma equipe composta por mais de 10 trabalhadores deu vida ao tema “O Brado do Povo Guerreiro” no curral Zeca Xibelão. O presidente do Caprichoso, Jender Lobato, e o vice-presidente, Karú Carvalho, comemoraram o resultado do trabalho dos artistas na tarde deste sábado. O brasão e a estrela do Boi Caprichoso são as referências da composição do ambiente.
Pinturas, em tons azul, representam as figuras emblemáticas da saudosa marujeira, Dona Chica; Mestre Damasceno, quilombola; Davi Kopenawa, xamã Yanomami; seringueiro Chico Mendes, líder da luta pela floresta; Alessandra Munduruku, ativista índigena do Tapajós; o tuxaua Zeca Xibelão, patrono do curral. A arte do tema, os itens individuais e as cores do boi completam a cenografia.
A cenografia tem concepção do Conselho de Arte. Materialização o projeto os artistas Geremias Pantoja, Algles Ferreira, Nonoca Costa, Rell Tavares, Eddi Dude, Valdelino Santos, Otávio Otto, Carlos Alberto, Junior Hailo, José Alberto Nogueira, Dibá Gonçalves, Dalvan Bulcão, Yan Batista, David Lima, Chico Madeira e Eduardo Repolho.