A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), entregou, na manhã desta segunda-feira (17/04), duas motocicletas, modelo NXR 160 Bros, para fortalecer as ações de prevenção e controle da malária de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).
O repasse dos veículos foi realizado na sede da FVS-RCP, em Manaus, e ocorre, como medida emergencial, para compor a força da Vigilância em Saúde do município em relação à malária. Iranduba apresenta aumento de 58% de casos de malária no comparativo dos primeiros trimestres de 2023 e de 2022.
As motocicletas foram distribuídas aos municípios do Amazonas com recursos do Governo Federal. A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressalta a importância do controle da malária no estado.
“O Amazonas tem o compromisso de eliminação da malária até 2035. A meta faz parte do plano nacional do Ministério da Saúde. Seguimos nos esforços para, em tempo oportuno, dar suporte aos municípios”, destaca Tatyana.
O prefeito de Iranduba, Augusto Ferraz, agradeceu a entrega dos veículos. “Queremos agradecer à FVS que está nos dando oportunidade de fazermos Saúde com mais segurança, mais qualidade e presença maior nas comunidades que é de extrema importância para diminuir esses índices (de malária) no município”, ressalta.
Cenário de malária
A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários do gênero Plasmodium transmitidos pela picada da fêmea infectada do mosquito do gênero Anopheles, também conhecido como mosquito-prego.
O Amazonas apresenta 26,1% de redução no estado no comparativo entre os primeiros trimestres de 2023 e de 2022. Foram registrados 12.568 casos, de janeiro a março de 2022, e 9.286, de janeiro a março de 2023. Os dados, fornecidos pelos municípios, podem ser encontrados no painel de indicadores de malária no Amazonas, disponível em https://bit.ly/3xMxg5s.
FOTO: Roberto Carlos/Secom