As ambulanchas fazem parte da Central de Resgate 192.
O prefeito de Parintins, Bi Garcia entregou na tarde desta quinta-feira (17), mais duas ambulanchas nas comunidades do Itaboraí e Remanso. Os dois novos veículos novos são equipados com motor de 150 hps que proporcionam agilidade no transporte de pacientes das localidades até o município de Parintins. A Central de Resgate 192, da Prefeitura de Parintins, conta agora com 13 ambulanchas, cinco ambulâncias e uma equipe de mais de 80 servidores. O prefeito esteve acompanhado de vereadores e secretários municipais.
Parintins é uma das únicas cidades do Brasil que contam com central de resgate municipal e vem realizando desde 2020 intensos investimentos para dar qualidade ao serviço. A ambulancha do Itaboraí foi adquirida com recursos próprios da Prefeitura e a do Remanso recebeu o apoio de emenda parlamentar do deputado Cabo Maciel.
De acordo com o prefeito de Parintins Bi Garcia, que foi recebido com festa nas duas localidades, todas as calhas de rio do município estão sendo atendidas e a próxima região a receber a ambulancha será a do Aduacá, finalizando as entregas.
“É um trabalho que nós instalamos de forma municipal, que tem o objetivo de salvar vidas, socorrendo os ribeirinhos para chegar até a cidade. Portanto, esse trabalho devolve dignidade e saúde à população da zona rural e também da cidade. É um tipo de serviço que deveria ser realizado pelo Governo Federal por meio do SAMU. Lamentavelmente, nós não temos esse apoio e a Prefeitura teve que assumir essa responsabilidade. A Central de Resgate já salvou mais de 8 mil vidas somente com o trabalho das ambulanchas”, pontuou o prefeito de Parintins.
No Itaboraí, dona Vânia Matos foi enfática em afirmar que a gestão municipal realiza um sonho dos moradores da região que inclui outras comunidades. “Com certeza isso traz um grande benefício para o povo do Itaboraí e por isso estamos agradecidos a essa benção de Deus e para esse homem que sempre quer o bem das pessoas”, agradeceu.
Zildo Mota, do Remanso, relembrou a trajetória do gestor municipal que sempre tem olhado com carinho para a população do interior. “Quero agradecer a toda equipe e a todas as pessoas que ajudaram a concretizar esse momento. Essa ambulancha era um projeto que há muito tempo o prefeito vinha falando e hoje chegou o dia”, enalteceu.
O secretário de Saúde, Clerton Rodrigues, informou que as duas localidades poderão contar com o trabalho de excelência que hoje é realizado pela Central de Resgate implantada pela gestão em 2020.
PMP