Parintins Notícias

O curso tem duração de dois dias, com a parte teórica iniciada hoje e a prática prevista para quinta-feira

Nesta terça-feira (18/06), a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) realizou um curso de apoio à comercialização na piscicultura regional, focado nas boas práticas de manejo. O evento foi direcionado aos piscicultores interessados do Ramal do 14, na comunidade do Puraquequara, zona rural de Manaus. O curso tem duração de dois dias, com a parte teórica iniciada hoje (18/09) e a prática prevista para quinta-feira (20/06).

O curso está sendo oferecido aos associados da Associação de Piscicultores e Agricultores da Família (Apaf), com o objetivo de promover a implantação de uma piscicultura sustentável. Durante o curso, foram abordadas boas práticas na criação de peixes, com foco no bem-estar e saúde dos animais, além do desenvolvimento de um modelo de negócios sustentável. No total, 13 pessoas participaram do curso entre produtores rurais e piscicultores.

A presidente da associação, Raimunda Carvalho, destaca que esse incentivo valoriza a atividade de piscicultura na comunidade. “Hoje, estamos realizando um curso para os piscicultores da nossa área, agregando valor e importância ao conhecimento e à comercialização”, ressaltou.

O curso está sendo ministrado pela equipe técnica do Departamento de Negócios Agropecuários e Pesqueiros da ADS. O técnico da ADS, Antônio Almeida, ressalta a importância desse curso para os piscicultores.

“Esses produtores rurais possuem propriedades com grande potencial de água, perfeitamente adequadas para a prática da piscicultura. A ADS assumiu o compromisso de capacitá-los para essa atividade. Hoje foi o primeiro dia de aula, e o curso terá duração de dois dias, marcando o início de um novo período para essa comunidade”, destacou Almeida.

A próxima etapa do curso acontecerá na quinta-feira (20/06) e incluirá aula prática de biometria com Andreia Lima, e Plano de Negócios com Renata Veigo. “A biometria ensinará os piscicultores a controlarem a criação dos peixes e a alimentação. Além disso, serão abordados como montar um plano de negócios, que visa ensinar desde a fase de criação dos peixes até o controle da produtividade e a comercialização do pescado”, destacou Antônio Almeida.