Parintins Notícias

Parintins Notícias
Facebook
Twitter
WhatsApp

Avanço da vacinação é destaque no balanço da FVS-RCP deste ano

Com um aumento de 56% no total de doses de vacina contra a Covid-19 aplicadas até outubro, sem contar os dois últimos meses do ano, o Amazonas chega ao fim de 2022 apresentando avanço na cobertura vacinal contra a doença e caminhando para controlar a pandemia no estado.

No Amazonas, a coordenação das estratégias de vacinação é da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), que apresenta balanço das ações realizadas ao longo do ano.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ampliar a cobertura vacinal contra a Covid-19 foi uma das principais estratégias fortalecidas para que o Amazonas permaneça no caminho do controle da doença, se afastando do cenário de picos de registro de casos e, consequentes, hospitalizações e óbitos.

“Ao longo de todo o ano de 2022, trabalhamos de forma intensa em iniciativas, buscando estratégias para viabilizar que a vacina chegasse aos postos de vacinação, mesmo nos municípios mais distantes, contando sempre com a parceria das secretarias municipais de saúde. Seguimos nesse propósito de ampliar ainda mais a cobertura em 2023”, ressalta Tatyana.

O ano de 2022 iniciou com a aplicação de 5,4 milhões de doses da vacina e passou para mais de 8,5 milhões na primeira quinzena de dezembro. O monitoramento da vacinação incluiu visitas técnicas, aos municípios do interior do estado, e treinamento para atualização das aplicações dos imunizantes, quanto ao preparo e manuseio deles.

Em ações diversificadas, as equipes técnicas da FVS-RCP atuaram em mutirões, ações itinerantes de vacinação, suporte aos municípios, inserindo a vacinação em locais diferentes das unidades básicas de saúde, como supermercados, shoppings, shows musicais e Copa do Mundo, facilitando o acesso à vacinação.

Foram mais de 9,8 milhões de doses de vacina distribuídas contemplando a idade mínima de 6 meses de vida para a vacinação.

Ainda no enfrentamento à pandemia de Covid-19, a Vigilância em Saúde fortaleceu o monitoramento contínuo das notificações e investigação; o diagnóstico laboratorial pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), a fiscalização de protocolos de prevenção e cumprimento de decretos estaduais e das condições sanitárias dos trabalhadores no contexto da pandemia.

Foi fortalecida também a prestação de informações corretas e transparentes na comunicação, em tempo hábil, do cenário epidemiológico da doença para a população, promovendo ações de divulgação e orientação como estratégia de prevenção à Covid-19.

Ações simultâneas

Mesmo com o enfrentamento à Covid-19, as demais vigilâncias avançaram nos propósitos de promover a saúde pública. “Enquanto mantemos a busca pela ampliação da vacinação em todo o Amazonas, a fundação trabalha em outras frentes, avançando em diferentes contextos, mas todos voltados à promoção da saúde pública de qualidade”, enfatiza o diretor técnico da FVS-RCP, Daniel Barros.

Malária e arboviroses

Na Vigilância Ambiental, que atua no enfrentamento a doenças como malária e arboviroses (dengue, zika e chikungunya), houve avanço na distribuição de equipamentos e enfrentamento de doenças. Houve também redução de 15% nos casos de malária. Foram 9,3 mil mosquiteiros impregnados de prevenção à doença com a realização de 20 mil borrifações intradomiciliares em parceria com os municípios.

Em todo o ano de 2022, foram promovidas estratégias de controle vetorial do mosquito Aedes aegypti, transmissor de arboviroses; de zoonoses (doenças causadas por animais); além de ações da vigilância da qualidade do ar, de populações expostas a agrotóxicos e de riscos associados a desastres com a distribuição de 2,8 milhão de tratamentos de água para consumo; e do monitoramento da vigilância da qualidade da água em 40 municípios.

Infecções

Houve avanço no manejo da doença e na identificação da Infecção Latente da Tuberculose (ILTB) para, pelo menos, 11 municípios. A coordenação estadual de Hepatites Virais e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e HIV/Aids foi incorporada à estrutura da FVS-RCP, avançando no cuidado com pessoas com doença avançada em 13 municípios.

Outros destaques incluem a coordenação de enfrentamento à Mpox e o fortalecimento de, pelo menos, 14 núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar; além do monitoramento do programa de prevenção à vida no trânsito em nove cidades, a coordenação de imunização de rotina e vigilância de doenças, como sarampo, doença de Haff e Mpox.

Inspeções sanitárias

Foram mais de 23 mil inspeções sanitárias de média e alta complexidade monitoradas pelo Estado, além da fiscalização sanitária em hotéis de Manaus por meio da Central Integrada de Fiscalização (CIF).

Laboratórios

Em 2022, foram 120 mil exames realizados pelo Lacen-AM e 199 mil procedimentos pelo Laboratório de Fronteiras (Lafron). Foram implantados o sequenciamento genômico para Covid-19 no Lacen-AM, além do diagnóstico de Mpox, também no Lacen-AM, e de esporotricose, Covid-19, arboviroses, vírus respiratórios e detecções de ILTB junto pelo Lafron.

Outras ações

Outro destaque é a inauguração da Sala de Situação em Saúde do Alto Solimões e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), em Tabatinga, para monitoramento de eventos de interesse de saúde pública na Tríplice Fronteira entre Peru, Colômbia e Brasil.

Foi implantada a referência técnica em Saúde do Trabalhador em cinco municípios. Houve distribuição de material permanente para os 62 municípios do estado. O setor de ensino e pesquisa participou de produção científica sobre mosquiteiros para controle de malária, coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro. A plataforma de Ensino a Distância (EaD) chegou a marca de 7 mil inscritos.

Relacionados