Parintins Notícias

Parintins Notícias

O objetivo da CNC é discutir políticas públicas voltadas para a cultura

Facebook
Twitter
WhatsApp

O estado do Amazonas participa das discussões da 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), que trata o tema “Democracia e Direito à Cultura”, em Brasília, de 04 a 08 de março. São 40 representantes amazonenses que se juntam a cerca de 3 mil participantes de todo o Brasil. As propostas debatidas e aprovadas pelo grupo darão base para políticas do novo Plano Nacional da Cultura (PNC), que deve ser executado em todo o país.

O objetivo da CNC é discutir políticas públicas voltadas para a cultura para que sejam implementadas no país, atendendo o maior número de demandas da população. A comitiva amazonense leva propostas aprovadas em janeiro deste ano, durante conferência estadual. De acordo com a delegada e secretária de cultura de Nhamundá, Kethleen Guerreiro, que representa o Amazonas na conferência, o momento é de levar as demandas do estado e mostrar que o estado pensa em políticas para potencializar a cultura.

“Nós estamos trabalhando, principalmente, nos recursos que a gente está recebendo do Governo Federal. A gente tem lançado editais pra trabalhar projetos culturais. Esses projetos culturais eles podem ser feitos e desenvolvidos com a classe dos fazedores de cultura, com a classe artística de teatro, música e várias outras manifestações culturais. A gente tem trabalhado também pra que todos os municípios possam aderir ao Sistema Nacional de Cultura e que tenham o CPF da cultura pra que a cultura também tenha ali a sua legitimidade, a sua independência”, pontou Kethleen.

A 4ª CNC é uma realização do Ministério da Cultura em parceria com o Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) e a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI). O evento deve contar com mais de 1.300 delegados que tem direito a voz e voto, representando os 26 estados e o Distrito Federal. Além dos delegados, a conferência também conta com convidados e observadores. É o momento de se planejar a cultura.

“Uma das coisas que a gente discute muito nessas reuniões é que justamente sobre a interiorização da cultura. É uma coisa que a gente precisa massificar. Nós, os municípios pequenos, precisamos estar dando a nossa força e Parintins, Barreirinha, Nhamundá, Maués, Boa Vista do Ramos, que é nosso polo do Baixo Amazonas, vai muito bem representado. A gente vai pra lá discutir os eixos, levar nossa bandeira e mostrar que o Amazonas é terra de gente que também sabe fazer cultura”, destaca Guerreiro.

Relacionados