Parintins Notícias

Parintins Notícias
Facebook
Twitter
WhatsApp
Servidores e técnicos do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) se reuniram, nesta quinta-feira (2), com membros da Secretaria de Controle Interno da Secretaria-Geral da Presidência da República (Ciset-PR). A reunião aconteceu na Escola de Contas Públicas do TCE-AM, e contou com a presença de mais de 30 técnicos de órgãos federais, estaduais e municipais. Os diálogos seguem até esta sexta-feira (03) também na sede do TCE-AM.

O presidente da Corte de Contas, conselheiro Érico Desterro, esteve presente na abertura do evento.

Ele destacou as ações realizadas pelo TCE-AM e que podem acrescentar à Secretaria de Controle Interno da Presidência da República.

Um dos pontos abordados foi sobre o projeto ‘Ouvidoria Estudantil’, premiado pela Controladoria-geral da União, e que foi idealizado na época em que o conselheiro Érico Desterro ocupou o cargo de ouvidor-geral da Corte de Contas.

“Nós estamos obtendo boas informações, boas práticas do controle interno da presidência da República, e nós também temos muito a dizer. É importante que o poder central tenha o conhecimento do que acontece setorialmente, do que acontece no Amazonas. Nós temos as nossas experiências bem sucedidas, e vamos buscar informações naquilo que entendemos que é relevante”, afirmou o presidente do TCE-AM, Érico Desterro.

O secretário de Controle Interno da Ciset-PR, Edson Sá Teles, também levantou pontos importantes da Secretaria que podem servir de exemplos para a Corte de Contas amazonense.

“Nós coordenamos as áreas de auditoria, corregedoria e ouvidoria da presidência, então cada uma dessas áreas tem um trabalho, independente, mas coordenado pela Secretaria de Controle Interno. Em relação a ouvidoria temos alguns guias específicos que trouxemos para o TCE Amazonas, na corregedoria temos a cartilha de combate ao assédio moral, e na auditoria temos um sistema para consolidar e fazer análise de licitações, que está disponível para o Tribunal de Contas do Amazonas”, destacou o secretário de Controle Interno, Edson Sá Teles.

Programação

Pela parte da manhã palestrou a ouvidora, Eveline Brito, e o coordenador-geral de Acesso à Informação da Ciset-PR, João Francisco. Os gestores falaram sobre boas práticas relacionadas com a Lei de Acesso à Informação. Em seguida, o auditor de Controle Externo do TCE-AM, Vinícius Dantas, relacionou as boas práticas com a corregedoria, com ênfase em ações preventivas.

O evento segue pela parte da tarde, onde palestrarão membros de diferentes áreas do TCE-AM para apresentar as respectivas responsabilidades no âmbito da Corte de Contas.

Às 14h, a assistente técnica de Controle Externo do TCE-AM, Daniele Oliveira palestrará, em seguida, a diretora-geral da Escola de Contas Públicas, Solange Maria Ribeiro da Silva.

A troca de experiências segue com o assistente da Ouvidoria, Bruno de Oliveira, e a chefe de gabinete da Corregedoria do TCE-AM, Rita de Cassia Carvalho.

Nesta sexta-feira (3), o último dia de eventos será marcado pela apresentação da ferramenta Aprimora, pelo coordenador-geral de Auditoria de Gestão e Orientações Institucionais da Ciset, André Sena. O coordenador-geral de Auditoria Contínua e Assessoramento Técnico, Eduardo Melo, falará sobre as inovações de auditoria do órgão.

Relacionados