Parintins Notícias

Parintins Notícias
Facebook
Twitter
WhatsApp

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) participou da solenidade de posse dos novos membros do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir), vinculado à Secretaria De Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), na última quinta-feira (11). Na ocasião, os defensores públicos Suian Lopes e José Antônio da Silva foram empossados como membros titular e suplente, respectivamente.  

A solenidade aconteceu na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Zona Centro-Sul de Manaus. “A participação no Comitê é representativa, já que eu sou defensora pública do primeiro concurso da DPE-AM para membros em que se garantiu a cota racial e eu sou cotista. É necessário que pessoas negras, que estão em espaços de poder, se insiram nesses ambientes de consulta e deliberação de políticas públicas”, afirmou a defensora pública Suian Lopes.  

Jose Antonio da Silva e Suain Lopes

O Conselho atua, desde 2016, na elaboração de políticas públicas que promovam a igualdade racial no Amazonas, para combater a discriminação e reduzir desigualdades raciais, sociais, econômicas, financeiras, políticas e culturais.


O Cepir é um espaço democrático de discussão e consultivo dessas políticas públicas, considerando que vivemos em um estado em que o racismo permeia diversos órgãos, sejam entidades públicas ou privadas. A participação da Defensoria (e dos demais órgãos) é de extrema importância para promover cidadania, respeito às diversas formas de expressões religiosas e a erradicação ao racismo
defensora pública Suian Lopes

A Defensoria é uma instituição de transformação social e tem o papel de democratizar o acesso a direitos em prol de pessoas vulneráveis. Para cumprir este dever constitucional, é salutar a luta contra a desigualdade racial que, infelizmente, existe no nosso país. Neste cenário, a atuação junto ao Cepir/AM ganha relevância, já que o Conselho tem por finalidade promover a igualdade racial, com ênfase na população negra, indígena, mestiça e cabocla. Somando várias forças, lutaremos para alcançar um país mais justo e igualitário defensor José Antônio da Silva

Formada por representantes da sociedade civil, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), da Controladoria Geral do Estado (CGE) e das secretarias estaduais de Saúde (Ses-AM), Cultura e Economia Criativa (SEC) e Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), a composição atual terá vigência até dezembro de 2026. 

Relacionados