Parintins Notícias

Parintins Notícias
Facebook
Twitter
WhatsApp

Por Gerlean Brasil

Especial Coluna Boi de Arena

 

Enquanto o povo Yanomami vivia à mercê das políticas públicas do Governo Federal e os garimpeiros dragavam desenfreadamente o maior território indígena do Brasil atrás de minerais,  principalmente ouro, o compositor Ronaldo Barbosa criou uma canção ao Boi Caprichoso para o Festival de Parintins 2023. A toada “Hutukara Yanomami”, feita em setembro de 2022, é mais uma voz aliada ao clamor do líder e xamã Davi Kopenawa, autor do livro “A Queda do Céu”.

Ronaldo Barbosa aliou os conhecimentos da época em que trabalhou pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) na assistência em saúde ao povo Yanomami, na década de 1990, dos quais compôs “Unanquiê”, com a vivência e os diálogos com Davi Kopenawa que protagonizou a encenação de um ritual indígena apresentado pelo Boi Caprichoso no Festival de Parintins 2019. O compositor transformou as experiências com as comunidades em poesia e música.
No Festival de Parintins 2022, Ronaldo Barbosa construiu uma relação de afinidade com o filho de Davi, Dário Kopenawa, vice-presidente da Hutukara Associação Yanomami, principal organização responsável por uma ampla articulação internacional por melhorias das condições de vida do povo. O compositor do Boi Caprichoso, pioneiro a elaborar toadas com a temática indígena no Festival de Parintins, deu voz ao clamor contra a ameaça de genocídio e pela proteção da floresta.
As denúncias de Davi Kopenawa, presidente da Hutukara Associação Yanomami, sobre as consequências da destruição da Amazônia e do meio ambiente à humanidade, ecoam em toadas do Boi Caprichoso diretamente desde o projeto “Sabedoria Popular: Uma Revolução Ancestral”. O xamã se tornou o primeiro líder indígena a participar do Festival de Parintins, com o Boi Caprichoso. O termo Hutukara, em Yanomami, significa o mundo.

 

Relacionados