Por Gerlean Brasil
O artista plástico Arthur Brasil foi o responsável pela confecção dos quatro carros alegóricos e três tripés da Escola de Samba Mocidade Alegre, campeã do Grupo Especial do carnaval de São Paulo em 2023. Ele liderou um grupo de trabalhadores do galpão do Boi Caprichoso na construção da cenografia do enredo “Iasuke”, primeiro samurai negro da história do Japão, idealizado pelo carnavalesco, Jorge Silveira. Ambos mantém parceria desde a Escola de Samba Dragões da Real.
No festival de Parintins, Arthur Brasil trabalha com o artista do Boi Caprichoso, Algles Ferreira, campeão com a Imperatriz Leopoldinense, no Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro. Esculturas, pinturas e pastelagem foram desenvolvidas pela equipe na escola de samba. Arthur Brasil contou com a colaboração de Cássio Ribeiro, coordenador de ferragem, Alessandro Oliveira, coordenadora de decoração de alegorias, e Fabson Rodrigues, coordenador de figurinos.
O artista tem vasta experiência no carnaval em São Paulo e no Rio de Janeiro, com seis anos de atividades somente na Dragões da Real, onde começou a parceria com Jorge Silveira. O carnavalesco, que também fez a São Clemente na Série Ouro do carnaval do Rio de Janeiro, quebrou o jejum de títulos da Mocidade Alegre que não vencia desde 2014. A Mocidade Alegre se tornou a segunda maior vitoriosa do carnaval paulistano, atrás somente da Vai-Vai.