Parintins Notícias

Parintins Notícias
bexiga hiperativa
Foto: Divulgação
Facebook
Twitter
WhatsApp

Essa é uma das principais perguntas de quem começa a ser afetado por idas mais frequentes e urgentes ao banheiro para urinar. A diurese noturna, é a vontade de urinar com frequência durante a noite e faz com que a pessoa precise interromper seu sono várias vezes para ir ao sanitário. Segundo o urologista Flávio Antunes, essa característica pode ser diagnósticada como Bexiga Hiperativa (BH).

“A bexiga hiperativa é uma síndrome clínica crônica caracterizada pela urgência em urinar e pode estar associada ou não à incontinência, que é a perda involuntária de urina. Ela afeta a qualidade de vida do paciente e compromete consideravelmente a qualidade do sono devido às interrupções. Também é comum necessitar ir ao banheiro para urinar mais de 7 vezes em 24 horas”.

A condição é mais comum em mulheres, mas também pode afetar homens. Entre os fatores de risco estão: quantidade de partos que a mulher teve ao longo da vida; pedras na bexiga; intestino preso e a obesidade. Este último, segundo o especialista, é um dos mais importantes fatores para desenvolvimento da doença.

urologista Flávio Antunes
urologista Flávio Antunes

De acordo com o urologista, o primeiro sinal de alerta pode vir durante a noite.

“Um dos primeiros sintomas da bexiga hiperativa é quando o paciente passa a urinar mais vezes durante a noite, e com uma certa urgência. O indíviduo acaba levantando várias vezes para ir ao banheiro.

O diagnóstico a princípio, segundo Flávio Antunes, é feito para identificar outras doenças urinárias, como infecção urinária, insuficiência renal, cálculos renais e câncer. Quando uma pessoa tem sintomas sugestivos de BH, o médico solicita exames de urina e exame de imagem das vias urinárias como, por exemplo, uma ecografia.

“Essa é uma síndrome que a gente faz o diagnóstico quando o profissional de saúde não identifica outras doenças, que possuem os mesmos sintomas, entre elas infecções e tumores na bexiga, por exemplo. O diário miccional e os questionários de sintomas urinários são uma importante ferramenta na avaliação do paciente com bexiga hiperativa”, destacou.

Também existem fatores de risco que podem contribuir para a bexiga hiperativa, tais como:

Distúrbios neurológicos;
Doenças que afetam o cérebro ou a medula espinhal, como derrame e esclerose múltipla;
Obstrução urinária em homens com aumento prostático (por irritação na bexiga);
Alterações hormonais;
Fraqueza ou espasmos nos músculos pélvicos;
e efeitos colaterais de medicamentos.

Tratamento

Para tratar a bexiga hiperativa, o urologista prescreve medicações e fisioterapia associada. Além disso, entre as medidas gerais, o paciente deve evitar o uso de produtos que são irritantes da parte interna da bexigas do trato urinário (mucosa), como é o caso da bebida alcoólica, dos refrigerantes, do café e da pimenta.

Fisioterapia pélvica

A fisioterapia atua na bexiga hiperativa, assim como nos casos de incontinência urinária, porque recupera essa função dos músculos do assoalho pélvico. O primeiro passo para o início deste tratamento é uma avaliação da paciente e um programa de alongamento, fortalecimento e, em alguns casos, também há o uso da eletroterapia.

Bexiga Hiperativa (BH)
Foto: Divulgação

Como prevenir a BH?

Algumas mudanças de hábito podem auxiliar na prevenção da síndrome, como manter o peso recomendado pelo médico; não fumar; evitar bebidas alcóolicas; reduzir ingestão de chás, cafeínas, sucos cítricos e chocolate.

Relacionados