A diretoria do Boi Garantido antecipou a compra do material necessário para o início do projeto de arena “Garantido, por toda vida” para o Festival Folclórico de Parintins 2023. Na primeira etapa a entidade folclórica já recebeu nesta sexta-feira, 3 de março, a remessa de ferragem e solda suficiente para o trabalho de confecção das alegorias dentro do galpão central. O início dos trabalhos será dia 13, após missa no curral Lindolfo Monteverde (Cidade Garantido).
De acordo com o presidente do bumbá, Antônio Andrade Barbosa, a quantidade de ferro de várias bitolas é correspondente ao planejamento de cada artista de ponta responsável pelas alegorias.
“O que temos de material já no nosso almoxarifado é suficiente para realizar todo o trabalho de estrutura metálica dos módulos alegóricos para o festival deste ano. Agora, é deixar por conta de cada artista e esperar para ver o resultado na arena do Bumbódromo”, ressaltou o presidente.
O material foi comprado de acordo com a estrutura de alegoria idealizada pela Comissão de Arte, como informou o diretor administrativo Adson Silveira.
“Todo material solicitado está chegando e essa compra foi na quantidade total para que não tenha falha e que o trabalho seja de encher os olhos da nação vermelha e branca, e lógico, sermos campões”, afirmou Silveira.
Coordenação de galpão
Para a entrada dos artistas em galpão no próximo dia 13 de março, o prédio central passou por adequações na estrutura física, reparos no sistema elétrico e no telhado, melhoria na iluminação, restauração dos banheiros e bebedouros, além de cumprir a legislação no que se refere a segurança do trabalho com revisão e recarga de extintores de incêndio, repintura de sinalização de rota de fuga, saída de emergência, entre outros.
“Já recebemos o material de ferragem e em seguida vamos receber o isopor também. O galpão já está organizado com os módulos das estruturas nos seus lugares, trabalho esse que iniciamos antes do carnaval. Então, tudo está indo de ‘vento em popa’. O tempo é um fator extremamente importante quando se fala de produção artística de boi e isso tempo temos suficiente”, disse o artista de ponta e Coordenador de Galpão Antônio Cansanção.
Cansanção afirma que o projeto de arena “Garantido, por toda vida” está dentro daquilo que é conhecido pela torcida vermelha e branca: grandes estruturas, grandes apresentações.
“Agora é seguir o cronograma de execução artística. A ideia é otimizar o tempo para que os artistas do Garantido executem um trabalho de excelência, como só eles sabem fazer”, ressaltou o coordenador. Para o preparo das alegorias a diretoria deve contratar um contingente de mais de 200 trabalhadores da arte.
Foto: Assessoria de imprensa Garantido