Parintins Notícias

Parintins Notícias
O artista bateu um papo com servidores sobre sua experiência como parte da diretoria artística do Boi Caprichoso, em Parintins.
O artista bateu um papo com servidores sobre sua experiência como parte da diretoria artística do Boi Caprichoso, em Parintins. Fotógrafo: Júnior Suzuki / Ascom FCP
Facebook
Twitter
WhatsApp

No Tocantins Maia realiza pesquisa sobre o uso do Capim Dourado.

Em visita ao Tocantins até o dia 13 de outubro, o estilista e artista visual amazonense Helerson Maia esteve na Fundação Cultural de Palmas (FCP) nesta terça-feira, 10, ocasião em que conheceu o Espaço Cultural José Gomes Sobrinho e bateu um papo com servidores sobre sua experiência como parte da diretoria artística do Boi Caprichoso, em Parintins.

No Tocantins, a convite de um amigo, Maia realiza pesquisa sobre o uso do Capim Dourado para usar em coleção de figurinos e nos adereços da festa do Boi. Dentre os locais já visitados pelo artista está a Aldeia Xerente em Tocantínia. “Meu interesse é conhecer o processo de extrativismo e a forma mais simples de uso do Capim Dourado que é um produto único, é vegetal e é dourado. Isso é maravilhoso disse.” 

Já a assessora Executiva da FCP, Euzeni Grimm, ressaltou a importância da visita e troca de experiências com Maia, uma vez que o Festival do Boi em Parintins é referência nacional e exemplo para eventos promovidos pela FCP, como o Arraiá da Capital. 

Helerson Maia

Natural de Parintins, Helerson Maia é estilista e artista visual referência em figurinos e adereços do festival folclórico de Parintins (Boi Caprichoso), possui larga experiência em eventos de moda no Brasil e na Europa, além de integrar a diretoria artística do Boi Caprichoso, e ter realizado o designer de figurinos da Miss Brasil Universo nos anos de 2018, 2019 e 2023.

Ao longo da carreira ininterrupta desenvolveu trabalhos para importantes revistas de moda do Brasil como Vogue e Empório, além de ter sido carnavalesco de escolas de samba em Manaus, figurinista no Festival de Cirandas de Manacapuru e outras festas populares na Amazônia. “Deus me deu vários dons, mas se alguém me perguntar qual o meu preferido, respondo: ser estilista. Tudo o que faço é com amor e dedicação”, define o artista.

Fonte: Prefeitura de Palmas

Autor: Samara Martins

Relacionados