Parintins Notícias

Parintins Notícias
Facebook
Twitter
WhatsApp

O Fundo Podáali é o primeiro fundo captador e gerenciador de recursos liderados por indígenas para atender as demandas de organizações, comunidades e povos originários que vivem na Amazônia Brasileira.

Nesta sexta-feira (28/04), durante a programação da Tenda da Coiab, às 11horas, na 19° edição do Acampamento Terra Livre em Brasília, o Fundo Indígena da Amazônia Brasileira, Fundo Podáali vai apresentar os projetos selecionados no primeiro edital, ‘Amazônia Indígena Resiste’.

O Anúncio também será transmitido ao vivo pelos perfis no Instagram da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (@coiabamazonia) e do próprio Fundo Podáali ( @fundopodaali).

As propostas selecionadas atendem iniciativas de povos e organizações indígenas da Amazônia Brasileira nas linhas : 1) Gestão e proteção territorial e ambiental indígena; 2) Economia Sustentável e Soberania Alimentar e 3) Fortalecimento Institucional e promoção de direitos e abrange os seguintes estados: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Serão apoiados mais de 20 projetos que irão receber o aporte mínimo de R$ 20 mil e, máximo, de R$ 50 mil para execução. O edital foi lançado em dezembro do ano passado e a previsão de contratação é para o mês que vem. Os contemplados terão oito meses para executar os projetos.

Sobre o Fundo Podáali

O Podáali – Fundo Indígena da Amazônia Brasileira é uma conquista do Movimento Indígena Amazônico, da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) e de seus parceiros na busca pela proteção e conservação territorial e da biodiversidade das terras indígenas da Amazônia.
Ele foi criado com o propósito de apoiar planos e projetos de vida dos povos, comunidades e organizações indígenas, que reforcem a autodeterminação e protagonismo, valorizem as culturas e modos de vida, fortaleçam a sustentabilidade e promovam a gestão autônoma de territórios e recursos naturais
Podáali, na língua do povo Baniwa do tronco linguístico Aruak, significa “doar sem querer receber nada em troca”. É sinônimo de celebração, reciprocidade e promoção da sustentabilidade para o bem viver dos povos indígenas.

Créditos Foto: Rede de Jovens Comunicadores Indígenas da Coiab

Relacionados