Parintins Notícias

Segundo grupo de estruturas alegóricas já chegaram na área de concentração do Bumbódromo

Garantido 2024 - Translado de alegorias
Garantido 2024 - Translado de alegorias

O Boi Garantido realizou, neste sábado (15/6), a transportar a segunda leva de alegorias para a área de concentração do Bumbódromo, em Parintins. Da Cidade Garantido, sede do bumbá no bairro de São José, para a área de concentração, são cerca de 2 quilômetros que precisam ser percorridos no chão, com as alegorias sendo empurradas pelos trabalhadores contratados, chamados de kaçauerés. O tema deste ano, Segredos do Coração, começou a ser desvendado com a possibilidade de serem vistas a qualidade de acabamento, o tamanho e, ao mesmo tempo, a leveza das estruturas cênicas que farão parte do espetáculo de arena.

O vice-presidente do Garantido e diretor financeiro, Marialvo Brandão, acompanha todo o processo de translado de alegorias. Como artista experiente, faz questão de orientar no processo alegórico.

Marialvo afirma que para tudo ocorresse com a maior tranquilidade no deslocamento dos módulos alegóricos para a concentração foi feito um detalhado planejamento.

“Todos sabem que esse processo era feito na semana do Festival e causava muito transtorno para a cidade, para os moradores, para o trânsito de maneira geral. E pensando nisso, nós fizemos um planejamento, acordamos com os nossos artistas que nossas estruturas teriam que estar prontas antecipadamente. Isso está acontecendo, mesmo o Garantido gigantesco do jeito que está, nós estamos conseguindo cumprir com o cronograma que foi planejado seis meses atrás”, afirmou Brandão.

Nova geração de artistas

Entre as mudanças na concepção artística alegórica do Garantido, a diretoria apostou em uma nova safra de artistas de alegorias e o que se observa são alegorias mais leves e plasticamente com acabamento de alta qualidade, segundo do vice-presidente.

“Eu particularmente estou fazendo o assessoramento de todos os artistas, eu estou fazendo essa transição. Os meninos são novos que estão fazendo as alegorias, é um grupo novo de artistas e nós precisávamos fazer isso para preparar um novo grupo de artistas. O festival está cada vez maior, os olhos do mundo estão voltados para o nosso Festival. Então, a gente precisa estar com mão de obra especializada”, explicou Marialvo.

Enquanto artista, Marialvo assegura que o acabamento nas peças alegóricas é um detalhe que mudou completamente do ano passado para esse ano. Para isso Marialvo conta com sua experiência construindo alegorias durante 34 anos, chegando a ser responsável por 24 alegorias, sendo que suas últimas alegorias foram 10 rituais.

“Hoje nós atendemos o pedido de todos os artistas, nós estamos tendo cuidado de fazer essa assessoria para eles, para que eles possam aplicar de maneira correta, tanto a parte estrutural de ferro quanto o material de acabamento. O Garantido hoje, nós temos certeza absoluta, que vai levar o troféu pra Baixa do São José. Isso é questão de honra pra gente fazer isso. Nós viemos trabalhando de uma maneira assim, mergulhamos de cabeça dentro do processo de construção do espetáculo para que a gente chegasse na excelência que está o Garantido hoje na construção de alegoria e no espetáculo como um todo. Todos os segmentos do boi, eles foram pensados e houve um investimento gigantesco.

Assessoria de Comunicação do Boi Garantido.