Parintins Notícias

Nova concepção e nova estrutura fazem da campanha 2024 um marco na história da conservação da fauna amazônica.

O Ibama retomou neste ano uma campanha educativa que realiza desde o ano de 2002. A problemática da mortandade de animais e do uso de suas partes na confecção de fantasias e artesanatos sempre assombrou ambientalistas e artistas.

Como tudo começou
Foi então que nos anos 90 inicou-se uma série de diálogos com entidades indígenas, órgãos públicos e as agremiações Garantido e Caprichoso.

Nos anos 2000 adotou-se a arte que marcaria por muitos anos a campanha do Ibama. Uma mulher com brincos formados por pássaros de cabeça para baixo com a frase “Quanto vale a nossa vaidade?”
A arte reverberou até 2023 e continua até hoje com sua mensagem clara, mostrando que na ânsia de se embelezar por vezes nos faz passar por cima da ética da vida.

Para 2024


Hoje a campanha destaca, em sua identidade visual, a Arara Canindé de asa aberta, como símbolo de força e beleza daquela que foi a espécie mais perseguida durante a história dos festivais na Amazônia e no Brasil.


Em 2024, o Ibama vem a Parintins com antecedência realizar palestras, reuniões e diálogos com as instituições envolvidas no Festival. Novos materiais reveladores que mostram artesanatos feitos com partes de animais, fazem parte das mídias de panfletos, cartazes e adesivos.


A atuação nas mídias sociais deram ao trabalho maior visibilidade, particularmente com o vídeos institucional e a sua publicação nas páginas oficiais do Ibama, do Boi Garantido e do Boi Caprichoso. O órgão trabalha para que o material seja publicado durante o intervalo das apresentações no Bumbódromo.


Além disso, nova equipe de educação ambiental, recém-criada compõe a maior equipe (08 servidores) já empregada na campanha que se movimenta na cidade em 02 viaturas do novo contrato de locação do Ibama com nova adesivagem. Houve aumento de 05 para 17 viaturas em 2024.
O Superintendente do Ibama no Amazonas, o parintinense, Joel Araújo, inova acompanhando pessoalmente os trabalhos na cidade.