Parintins Notícias

Entre a última segunda-feira (19/02) e esta quinta-feira (22/02), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) acompanhou a instalação de duas Unidades de Referência Tecnológica para a Cultura da Banana implantadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Amazônia Ocidental (Embrapa) em Tefé (a 523 quilômetros de Manaus).

O acompanhamento do instituto se deu por meio da Unidade Local (UnLoc) de Tefé. As unidades foram instaladas na comunidade Boa Vontade e na aldeia indígena Barreira de Baixo, na Associação Indígena do povo Kokama.

Segundo o técnico da unidade local (UnLoc) do Idam em Tefé, Antônio Nascimento, a atividade visa ampliar os conhecimentos dos produtores envolvidos e aumentar a produção. “A iniciativa vai beneficiar, diretamente, mais de 40 produtores, além de outros agricultores interessados em ter acesso a novas técnicas de cultivo para o plantio da banana”, observou.

A implantação contou, ainda, com a participação de 28 produtores, que tiveram contato direto tanto na parte teórica quanto prática sobre o melhoramento genético das plantas.

Além do apoio do Idam, a instalação das Unidades de Referência Tecnológica para a Cultura da Banana, implantadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Amazônia Ocidental (Embrapa) também conta o apoio do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa).