Parintins Notícias

Parintins Notícias
Facebook
Twitter
WhatsApp

Mais de 13 mil indígenas Sateré-Mawé do Rio Andirá, presentes em mais de 60 comunidades no território do município de Barreirinha, já contam com o serviço de uma lancha equipada com motor Mercury de 100HP. O transporte fluvial é mais um investimento do prefeito Glenio Seixas e do vice-presidente Ridson Barbosa. O intuito é atender as necessidades dos indígenas do Rio Andirá em casos de saúde.

A lancha, adquirida com recursos de emenda parlamentar destinada à Prefeitura de Barreirinha pelo ex-deputado estadual, Belarmino Lins, facilitará o acesso das famílias Sateré-Mawé aos atendimentos na sede do município. A ação faz parte das articulações do Departamento de Assistência ao Índio (DAI), coordenado pelo líder indígena, Jecinaldo Sateré, indicado para assumir função estratégica no governo Lula.
A entrega da lancha ocorreu na orla de Barreirinha, nas margens do Paraná do Ramos, no dia 15 de fevereiro. A cerimônia teve a presença do presidente da Câmara Municipal de Barreirinha, Klelson Alves, os vereadores Ronan Barbosa, João Vasconcelos e Branco Conceição, o secretário de saúde, Péricles Tavares, assessores, representantes dos Sateré-Mawé e a população.
Para Glenio Seixas, a conquista da lancha é demonstração de total atenção aos indígenas. “Essa lancha vai ajudar a área indígena em todos os sentidos. Tivemos o apoio do ex-deputado estadual, Belarmino Lins, que destinou emenda e a Prefeitura de Barreirinha entrou com uma contrapartida. A fluidez na logística é um grande passo que devemos sempre celebrar”, comentou o prefeito.

Relacionados