Pecuária no Boto recebe maior programa de melhoramento genético da bovinocultura nacional

Compartilhe:

Parintins é o primeiro município do Amazonas a concluir 100% a primeira etapa do Mais Pecuária Brasil, com protocolos de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) aplicados em 47 fêmeas bovinas de seis fazendas, na comunidade de São Sebastião do Boto. O atendimento gratuito aos criadores de gado de corte e de leite, com sêmens de touros da Alta Genetcis do Brasil, é resultado do Acordo de Cooperação Técnica em vigência da Prefeitura de Parintins com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais (Conafer).   
 
O maior programa nacional de melhoramento genético da bovinocultura é operacionalizado pela Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Sempa). O titutar da pasta, Tião Teixeira, e o prefeito de Parintins, Bi Garcia, conquistaram o Mais Pecuária Brasil na Conafer, com capacidade de oferecer até 600 prenhezes anualmente. A estrutura do curral da Fazenda Vila Pontes foi cedida para os procedimentos de inseminação artificial feitos pelo técnico da Conafer, médico veterinário José Leandro Barbosa, e a equipe da Sempa, no dia 01 de abril.
 
Os seis primeiros criadores contemplados pelo Mais Pecuária Brasil, entre eles João Matelins de Souza, o Jango, da Fazenda Bom Viver, acreditaram na oportunidade de aumentar a qualidade do rebanho. “Temos que agradecer a toda equipe por ter chegado isso até aqui e a gente espera bons resultados”, destaca. José Domingos de Souza, que trabalha na pecuária há quatro décadas, incentivado pelo criador Jóssimo Teixeira Cardoso (in memorian), também aceitou o desafio do programa. “É uma história de muita luta. Fico grato e feliz por fazer parte desse projeto”, ressalta.
 
O criador João Pontes disponibilizou, sem ônus ao poder público, a estrutura de curral para os protocolos de inseminação artificial serem funcionais e seguros. O médico veterinário da Conafer, José Leandro Barbosa, revela que o rebanho dos pecuaristas do Boto ganha inseminação artificial de sêmens de touros das raças nelore, girolando e holandesa, com excelente avaliação zootécnica. “O programa vai permitir aos produtores de carne e de leite se manterem na atividade, de forma lucrativa, trazendo benefícios econômicos ao município”, explica.
 
O secretário Tião Teixeira já atua na renovação do Acordo de Cooperação do Mais Pecuária Brasil com a Conafer, para ampliar esse programa de melhoramento genético. A equipe operacional da Sempa que atua na realização do programa é coordenada pelo secretário, vereador licenciado Tião Teixeira, o responsável técnico, o zootecnista Ancelmo Rodrigues, a zootecnista Kaila Cerdeira, a médica veterinária Huanna Pontes, o zootecnista Rodrigo Martins, a chefe de departamento de pecuária, Kellen Abecassis, o técnico em agropecuária, Józimo Ribeiro Neto.

Tags:
Compartilhe essa notícia
Relacionados