Parintins Notícias

Parintins Notícias
Facebook
Twitter
WhatsApp

Apostando no fortalecimento das ações de saúde primária, Barreirinha (distante a 331km de Manaus), pelo segundo ano consecutivo é destaque no ranking de avaliação do Previne Brasil, programa do Ministério da Saúde, divulgado na sexta-feira (27).

No Indicador Sintético Final (ISF), o município permaneceu entre os 15 primeiros da listagem, com a pontuação de 8,87. O registro de desempenho é baseado em indicadores como: mínimo de seis consultas de pré-natal a gestantes, realização de exames preventivos para mulheres, imunização para crianças de até 1 ano de idade com pentavalente e contra poliomielite, acompanhamento de pacientes com diabetes e hipertensão arterial e demais atendimentos.

O resultado obtido demonstra a qualidade dos serviços de Atenção Primária em Saúde (APS) que a população de Barreirinha pode acessar nas 12 Unidades Básicas de Saúde do município, disponíveis nos bairros da cidade e nos Distritos da Zona Rural. Para o prefeito Glenio Seixas, a posição na lista favorece o município na obtenção de recursos para o financiamento da saúde municipal, que serão revertidos futuramente em ações importantes para a população.

“Barreirinha estando ranqueada entre os principais municípios em saúde básica significa que temos avançado no cuidado das nossas crianças, mulheres, idosos e de toda população que necessita dessa atenção especial, uma vez que a saúde é primordial. Em nome do secretário de Saúde, Péricles Tavares, agradeço o empenho de toda equipe de profissionais que nos ajudaram a alcançar mais esta conquista”, destaca.

Relacionados