A obra visa facilitar o acesso à região do Zé Açu.
A seca do rio Amazonas causa impacto direto aos moradores da zona rural de Parintins. Para ajudar as comunidades, o prefeito Bi Garcia intensifica ações nas áreas mais afetadas por este fenômeno natural. Na região do Paraná do Ramos, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) executa trabalho de terraplanagem para facilitar o escoamento da produção rural.
A área recebe abertura e reconstrução de ramal que dá melhor acesso aos comunitários que precisam se deslocar na região ou que usam o trecho para levar seus produtos para comercializar na cidade. O serviço atende uma demanda de comunidades como Boa Esperança, Brasil Roça, Santa Fé, Miriti e muitas outras localidades da região do Zé Açú, que são beneficiadas com a revitalização das estradas e ramais.
“Com orientação do prefeito Bi Garcia, foi aberto um trecho de aproximadamente 700 metros, uma regularização de um ramal já existente para que os comunitários possam fazer o escoamento de seus produtos, que neste período de estiagem eles estão encontrando com muita dificuldade”, explica o engenheiro Maikon Moraes, que acompanha os trabalhos.
O serviço é realizado em outras áreas que também são afetadas pelo isolamento causado pela estiagem (seca dos rios). “É uma preocupação do prefeito Bi Garcia em criar meios para que o homem e a mulher do interior possam manter seu trabalho, seu sustento. Então, estamos executando esses serviços para amenizar ao máximo os impactos da seca em Parintins”, informa o secretário de Obras, Albano Albuquerque.
Além das obras executadas, o prefeito Bi Garcia coordena o Comitê de Combate à Estiagem, que leva alimentos às comunidades impactadas pela vazante do rio Amazonas e afluentes. A meta é atender 3.600 famílias. “Estamos atuando, principalmente, nas áreas que estão isoladas e com difícil acesso. Vamos continuar trabalhando para cuidar bem dessas pessoas”, destacou Bi Garcia.
PMP